Leia também:
X ONG internacional critica Lula por encontro com Maduro

Maior exercício militar aéreo da história será lançado pela Otan

Ação é uma demonstração de força para a Rússia

Pleno.News - 07/06/2023 21h01 | atualizado em 07/06/2023 21h31

Exercício militar aéreo Foto: Pixabay

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e seus aliados lançarão os maiores exercícios de guerra de forças aéreas na história da aliança na próxima semana, em uma demonstração de força para deter a agressão russa na Europa.

O exercício de 25 nações, liderado pela Alemanha, lançará cerca de 250 aeronaves – incluindo bombardeiros estratégicos B-1, caças a jato F-35 avançados e drones letais de longo alcance -, com mais de 10 mil soldados realizando cerca de 2 mil voos.

As lições aprendidas com o treinamento permitirão que as forças aéreas aliadas se posicionem melhor na Europa e em outros lugares para proteger parceiros como a Coreia do Sul e o Japão.

A Guarda Aérea Nacional dos EUA contribuirá com 100 aeronaves e 2,6 mil soldados de 42 estados federais. Os jogos de guerra se estenderão da América, passando pela Alemanha, até as fronteiras russas no Báltico e ao redor do Mar Negro, de 12 a 23 de junho.

A Alemanha busca mostrar uma postura mais marcial ao liderar os jogos de guerra, concebidos pela primeira vez em 2018 após a anexação da Crimeia pela Rússia quatro anos antes. A última aposta do presidente russo Vladimir Putin na Ucrânia persuadiu Berlim a reverter décadas de negligência com suas forças armadas

– A Alemanha precisa assumir muito mais responsabilidade e, às vezes, assumir a liderança entre as nações da Otan aqui na Europa – disse ao The Wall Street Journal o general Ingo Gerhartz, cujas forças contribuirão com 70 aeronaves para a atividade.

– Provamos que somos capazes disso neste exercício.

*AE

Leia também1 Ucrânia critica silêncio do Brasil sobre explosão em barragem
2 Irã apresenta míssil capaz de atingir Israel em 400 segundos
3 Explosão em barragem de usina na Ucrânia inunda cidade
4 Míssil russo mata criança de 2 anos na Ucrânia, diz governo
5 Top 10 dos exércitos mais fortes do mundo; Brasil deixa a desejar

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.