Leia também:
X Rússia veta entrada de Biden e outros 962 americanos no país

Madri tem 30 casos de varíola do macaco e vira foco na Espanha

Outros 39 pacientes suspeitos estão em estudo

Pleno.News - 22/05/2022 14h13 | atualizado em 23/05/2022 11h02

O vírus da varíola dos macacos necessita muito mais tempo para ser sequenciado do que outros como o coronavírus (Foto ilustrativa) Foto: Pixabay

A Comunidade de Madri confirmou, neste sábado (30), casos de varíola dos macacos com PCR positivo e que outros 39 suspeitos estão em estudo. O que faz da região o foco de contágio na Espanha, e a eles somam-se outros casos que são investigados em mais seis regiões.

As autoridades sanitárias continuam à espera da confirmação desses casos suspeitos, que se juntam ao primeiro detectado nas Ilhas Canárias e ao surto em Madri, o maior até o momento.

Na capital espanhola, o trabalho de rastreamento realizado pela saúde pública determinou que a maioria dos casos confirmados está associada a uma sauna, que foi fechada na última sexta-feira (20).

A maioria das confirmações vem das autoridades regionais de saúde já que, até agora, o Ministério da Saúde confirmou apenas sete casos, o restante das amostras dos pacientes suspeitos estão em processo de sequenciamento.

Fontes desse departamento explicaram que o vírus da varíola dos macacos necessita muito mais tempo para ser sequenciado do que outros como o Sars-Cov-2. Por isso, não esperam resultados definitivos até a próxima quarta-feira (25).

As pessoas infectadas, ou sob investigação, terão que se isolar em casa e só poderão sair para consulta médica, enquanto seus contatos não devem ficar em quarentena, mas reduzir as interações e usar constantemente a máscara, de acordo com o protocolo desenvolvido pelos técnicos do Sistema Nacional de Saúde espanhol.

O documento lembra que essa é a primeira vez que cadeias de transmissão foram relatadas na Europa sem ligações epidemiológicas conhecidas com a África Ocidental ou Central e que a maioria dos casos que foram detectados nos últimos dias na Espanha e em outros países ocorreu em homens que mantinham relacionamentos de risco com outros homens.

A varíola dos macacos é uma doença contagiosa que se espalha entre as pessoas por grandes gotículas respiratórias durante o contato cara a cara direto e prolongado, contato direto com fluidos corporais de uma pessoa infectada ou com objetos contaminados e até mesmo de mãe para filho.

*EFE

Leia também1 Alemanha confirma mais dois casos de varíola dos macacos
2 Varíola do macaco é detectada em 10 países fora da África
3 Brasileiro é 1° infectado por varíola de macaco na Alemanha
4 Sem detectar casos, Peru declara alerta para varíola dos macacos
5 EUA detectam primeiro caso de varíola do macaco em 2022

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.