Leia também:
X Ladrões roubam casa de jogador e agridem a mulher dele

Madeleine: Material coletado será analisado na Alemanha

Buscas terminaram, nesta quinta-feira, em Portugal

Pleno.News - 25/05/2023 14h55 | atualizado em 25/05/2023 16h04

Pais de Madeleine McCann Foto: EFE/J.L. PINO

O material coletado durante a operação de buscas de três dias de duração realizada na região do Algarve, no sul de Portugal, em função do desaparecimento da menina britânica Madeleine McCann em 2007, será entregue às autoridades alemãs para ser analisado.

A operação terminou nesta quinta-feira (25), na barragem do Arade, a cerca de 50 quilômetros do local onde a menina britânica desapareceu. O local era frequentado pelo principal suspeito, o alemão Christian Brueckner.

A Polícia Judiciária portuguesa informou, em comunicado, que durante as buscas foi coletado “algum material” que será entregue às autoridades alemãs para análise, e que foram “salvaguardados os interesses da investigação ainda em curso em Portugal”.

As buscas foram solicitadas por autoridades da Alemanha, mas foram realizadas sob a coordenação da polícia portuguesa e com a presença de agentes britânicos e alemães.

Terminada a operação, o cordão policial que impedia o acesso à região das buscas foi desmontado. Os efeitos das escavações realizadas pela polícia puderam ser vistos, com grandes pilhas de terra, pedras quebradas, vegetação rasteira arrancada e marcas do uso de maquinário pesado.

A barragem do Arade era um local muito frequentado por Brueckner, que lá passava longos períodos com seu motor-home.

De acordo com a imprensa portuguesa, a denúncia de um informante levou as autoridades alemãs a solicitarem uma busca no local.

A região da barragem já havia sido vasculhada em 2008 por investigadores particulares, sem sucesso, mas especialistas forenses acreditam que os avanços tecnológicos dos últimos anos são fundamentais para solucionar o caso, caso sejam encontradas evidências do desaparecimento da menina.

Madeleine tinha 3 anos de idade quando desapareceu, em 3 de maio de 2007, do quarto onde dormia, com seus irmãos mais novos em um resort na Praia da Luz.

Após anos de investigação, o caso sofreu uma reviravolta em 2020, e o alemão Christian Brueckner, preso em seu país por outros crimes, tornou-se o principal suspeito.

A promotoria alemã em Braunschweig está trabalhando com a teoria de que Madeleine foi morta por Brueckner, que tem um longo histórico de abusos sexuais e crimes de pedofilia, alguns deles em Portugal.

*EFE

Leia também1 Buscas por Madeleine McCann seguem até 5ª feira, diz polícia
2 Caso Madeleine McCann: Polícia faz novas buscas em barragem
3 Irmã de Madeleine fala pela 1ª vez sobre desaparecimento
4 Caso Madeleine McCann: Pais se manifestam após DNA de jovem
5 Confira o resultado do DNA de jovem que diz ser Madeleine

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.