Leia também:
X Reino Unido: Apresentadora desmaia, e debate é suspenso

Macacos selvagens atacam e deixam 42 feridos no Japão

Polícia japonesa tentou criar patrulhas especiais e usar armadilhas para cessar ataques, mas ambas as tentativas fracassaram

Gabriel Mansur - 26/07/2022 21h23 | atualizado em 27/07/2022 12h12

Macaco selvagem Foto: Pixabay

A polícia do Japão está usando armas com tranquilizantes para conter uma onda de ataques de macacos selvagens que têm aterrorizado os moradores da cidade de Yamaguchi desde o início de julho. Nas últimas semanas, 42 pessoas ficaram feridas, incluindo crianças e idosos.

Esses animais são comuns no arquipélago japonês, onde, às vezes, são considerados um incômodo, entrando nas casas, ou saqueando plantações. De uns tempos para cá, no entanto, eles recorreram à agressões em uma escala pouco usual que forçaram as autoridades a recorrer a armas hipodérmicas para acalmá-los.

– Toda cidade de Yamaguchi é cercada por montanhas, então não é incomum encontrar macacos na área. Mas é raro ver tantos ataques em um curto período de tempo. Inicialmente, apenas crianças e mulheres foram atacadas. Recentemente, idosos e homens adultos também foram alvos – disse um funcionário municipal à Agence France-Presse nesta terça-feira (26).

Essa espécie de macacos selvagens já chegou a ser considerada vulnerável, mas recentemente o número deles aumentou. Eles são listados pela União Internacional para a Conservação da Natureza como uma espécie de “menor preocupação”.

No entanto, esse aumento no número da espécie “desencadeou sérios conflitos entre as pessoas e os macacos”, segundo pesquisa da Universidade de Yamagata.

As autoridades locais estão montando guarda desde as primeiras denúncias, em 8 de julho, mas até agora não conseguiram capturar nenhum macaco. Ainda não se sabe se é um grupo isolado de animais, particularmente agressivo, ou se é um comportamento que se disseminou entre esses primatas. A polícia japonesa também não tem certeza se os ataques são obra de um único macaco ou de vários.

Os ferimentos das vítimas variam desde arranhões a mordidas nas pernas, mãos, pescoço e barriga. Segundo reportagem do G1, uma menina de quatro anos foi arranhada após um macaco invadir um apartamento. Em outro episódio, ainda segundo o portal de notícias, um macaco invadiu uma sala de aula de um jardim de infância.

Leia também1 Após pisotear idosa em funeral, elefante chamou manada para destruir vila da mulher
2 Elefante mata idosa, aparece no funeral e a pisoteia novamente
3 Elefante invade casa e quebra parede em busca de alimento
4 Macacos atacam família e jogam bebê de 4 meses de terraço

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.