Leia também:
X Peng Shuai faz videochamada com o COI e diz estar segura

Lula avalia repressão registrada durante protestos em Cuba

“Essas coisas acontecem no mundo inteiro”, disse o petista

Pleno.News - 21/11/2021 18h06 | atualizado em 22/11/2021 10h30

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva Foto: EFE/ Fernando Bizerra Jr.

Em entrevista ao El País, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou os protestos que aconteceram em Cuba contra o governo. Questionado sobre a repressão policial aos manifestantes, o petista disse “que essas coisas acontecem no mundo inteiro”.

Lula também fez uma comparação com os efeitos do bloqueio dos Estados Unidos à Cuba durante a pandemia do novo coronavírus. As informações são do portal Gazeta do Povo.

– Essas coisas não acontecem só em Cuba, mas no mundo inteiro. A polícia bate em muita gente, é violenta. É engraçado porque a gente reclama de uma decisão que evitou os protestos em Cuba, mas não reclama que os cubanos estavam preparados para dar a vacina e não tinham seringas, e os americanos não permitiam a entrada de seringas. Eu acho que as pessoas têm o direito de protestar, da mesma forma que no Brasil. Mas precisamos parar de condenar Cuba e condenar um pouco mais o bloqueio dos Estados Unidos – declarou.

– Quem decide a liberdade de Cuba se não o povo cubano? O problema da democracia em Cuba não será resolvido instigando os opositores a criar problemas para o governo. Será conquistada quando o bloqueio acabar – disse ainda.

Lula também foi questionado a respeito da situação política na Nicarágua, visto que o resultado das eleições no país não foi reconhecido pela comunidade internacional. O petista disse que era contra a candidatura de Daniel Ortega, assim como já tinha sido contra as tentativas de Evo Morales e Hugo Chávez de conquistarem um novo mandato.

– Posso ser contra, mas não posso interferir nas decisões de um povo. Por que Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder, e Daniel Ortega não? Por que Margaret Thatcher pode ficar 12 anos no poder, e Chávez não? Por que Felipe González pôde ficar 14 anos no poder? – falou Lula.

Leia também1 Lula decidirá sobre candidatura 'entre fevereiro e março'
2 Lula, em Madri: "A extrema-direita está nos desafiando"
3 Gilson sobre Lula: "Safado, ex-presidiário e cachaceiro"
4 Gilmar e Lewandowski votam por desbloquear bens de Lula
5 Bolsonaro: "Lula não pode ir na esquina tomar uma branquinha"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.