Leia também:
X Presidente da Colômbia quer a renúncia de todo o gabinete

Lula enviará assessor à Ucrânia para encontro com Zelensky

Celso Amorim foi à Rússia no início do mês e se reuniu com o presidente Vladimir Putin

Pleno.News - 26/04/2023 12h32 | atualizado em 26/04/2023 12h41

Lula e Volodymyr Zelensky Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil | EFE/EPA/SERGEY DOLZHENKO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta quarta-feira (26), que enviará o assessor especial da Presidência e ex-chanceler Celso Amorim para um encontro com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Amorim foi à Rússia no início do mês e se reuniu com o presidente Vladimir Putin, dias antes de o chanceler russo, Serguei Lavrov, vir ao Brasil e ser recebido pelo próprio Lula.

Na primeira visita à Europa em seu terceiro mandato, o chefe do Executivo brasileiro acabou ajustando o tom de posicionamentos que havia assumido sobre o confronto, provocando reação negativa da União Europeia e dos Estados Unidos.

Em viagem a China e Emirados Árabes Unidos, Lula declarou que Rússia e Ucrânia eram responsáveis pela guerra, e que americanos e europeus não vinham colaborando para o fim do conflito, pelo contrário. Cumprindo agenda em Madri e Lisboa, desde o dia 22, o mandatário brasileiro mudou de posição. Reconheceu a “agressão à integridade territorial” da Ucrânia e insistiu que o Brasil é neutro em relação ao conflito, mas que age para buscar a paz.

– Estamos negociando para chegar aos dois [Rússia e Ucrânia] e tentar parar a guerra. Só eu falo em paz e procuro um grupo de pessoas dispostas a parar a guerra – afirmou o presidente nesta quarta.

Na última sexta (21), em Lisboa, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo, recebeu representantes da sociedade ucraniana e anunciou que Lula havia ordenado a visita de Amorim.

ACORDOS
Lula e o presidente de governo da Espanha, Pedro Sánchez, assinaram três memorandos resultantes das conversas e negociações ocorridas na visita do governo brasileiro ao país. A cerimônia ocorreu no Palácio de Moncloa, sede do governo espanhol.

Um dos acordos foi firmado entre o Ministério de Universidades do Reino da Espanha e o Ministério da Educação da República Federativa do Brasil e trata de cooperação no ensino superior universitário.

Foi assinado também um Memorando de Entendimento sobre cooperação entre o Ministério do Trabalho e Economia Social do Reino da Espanha e o Ministério do Trabalho e Emprego da República Federativa do Brasil.

Além disso, foi assinada a Carta de Intenções na Área de Ciência, Tecnologia e Inovação entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação da República Federativa do Brasil, o Ministério da Ciência e Inovação do Reino da Espanha, a financiadora de estudos e projetos; e o Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial do Reino da Espanha.

Os detalhes serão divulgados ao longo da semana. Lula encerra ainda nesta quarta a visita à Espanha após encontro com o rei Felipe VI.

*AE

Leia também1 Presidente da Colômbia quer a renúncia de todo o gabinete
2 Ação judicial abre nova crise na família real britânica
3 Singapura executa homem por traficar um quilo de maconha
4 Em Madri, Lula se encontra com o presidente da Espanha
5 Asteroide de 300 metros de diâmetro passará perto da Terra

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.