Leia também:
X Morre o pintor colombiano Fernando Botero, de pneumonia

Lula embarca para Cuba a fim de participar do G77 + China

Em seguida, ele viajará para Nova Iorque onde discursará na 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas

Pleno.News - 15/09/2023 13h15 | atualizado em 15/09/2023 19h50

Lula embarcando para Cuba Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) partiu em uma nova viagem internacional, nesta sexta-feira (15). Desta vez, ele embarcou para Havana, capital de Cuba, para participar da Cúpula do G77 + China. Na sequência, seguirá para Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde fará o primeiro discurso do debate geral de chefes de estado da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), na próxima terça (19).

Este ano, sob a presidência de Cuba, o encontro do G77 + China terá o tema Desafios Atuais do Desenvolvimento: Papel da Ciência, Tecnologia e Inovação. O grupo criado em 1964, com 77 países-membros, foi ampliado e atualmente é composto por 134 nações em desenvolvimento do Sul global pertencentes à Ásia, África e América Latina. A união do bloco com a China ocorreu nos anos 90.

Em Havana, Lula também cumprirá agenda de trabalho com o presidente de Cuba, Miguel Diaz-Canel. Será a primeira viagem oficial de um mandatário brasileiro ao país caribenho em nove anos. A última foi em 2014, quando a ex-presidente Dilma Rousseff esteve em Havana.

Em Nova Iorque, cabe ao governo brasileiro fazer o primeiro discurso da Assembleia Geral da ONU, seguido do presidente dos Estados Unidos. Essa tradição vem desde os princípios da organização, no fim dos anos 40.

Será a oitava vez que o presidente Lula abrirá o debate geral dos chefes de Estado. Nos oito anos em que governou o Brasil, em seus dois primeiros mandatos, ele deixou de comparecer apenas em 2010.

Lula também participará do lançamento de uma iniciativa global para promoção do trabalho decente, juntamente com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Ainda estão previstas outras reuniões bilaterais, multilaterais e ministeriais entre os países participantes e diversos organismos internacionais à margem da assembleia.

O presidente viajará aos Estados Unidos acompanhado de ministros, que deverão participar de reuniões temáticas nas áreas de direitos humanos, saúde e desarmamento.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Pleno.News (@plenonews)

*Com informações da Agência Brasil

Leia também1 Milei acusa papa de ter afinidade com “comunistas assassinos”
2 Filho de Joe Biden é indiciado por compra e posse ilegal de armas
3 Impeachment: Oposição ganha poderes para investigar Biden
4 Kim Jong-un promete "apoio incondicional" a Vladimir Putin
5 Nasa cria departamento a fim de analisar e esclarecer OVNIs

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.