Leia também:
X Jubileu de Platina de Elizabeth foca em Charles e na sucessão

Lula critica Joe Biden por enviar ajuda bilionária à Ucrânia

Ex-presidente falou sobre o tema durante discurso em Porto Alegre

Thamirys Andrade - 02/06/2022 10h30 | atualizado em 02/06/2022 11h22

Ex-presidente Lula Foto: Lula/Ricardo Stuckert

Durante discurso em Porto Alegre nesta quarta-feira (1°), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teceu críticas ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, por liberar um pacote de ajuda bilionário à Ucrânia. O país europeu vive mais de três meses de guerra com a Rússia.

– Não é possível que o presidente [Joe] Biden, que nunca fez um discurso para dar 1 dólar para quem está morrendo de fome na África, anunciar 40 bilhões de dólares para ajudar a Ucrânia a comprar armas. Não é possível – reclamou o petista.

Vale lembrar que em entrevista à revista Time, Lula desaprovou o presidente ucraniano e acusou-o de ser “tão responsável” pela guerra quanto o líder russo, Vladimir Putin, responsável por ordenar a invasão.

– Ele [Zelensky] quis a guerra. Se ele [não] quisesse a guerra, ele teria negociado um pouco mais. É assim. Eu fiz uma crítica ao Putin quando estava na Cidade do México, dizendo que foi errado invadir. Mas eu acho que ninguém está procurando contribuir para ter paz. As pessoas estão estimulando o ódio contra o Putin. Isso não vai resolver! É preciso estimular um acordo – declarou ele.

Lula também havia dito que Zelensky parece fazer parte de um “espetáculo”.

– Ele aparece na televisão de manhã, de tarde, de noite, aparece no parlamento inglês, no parlamento alemão, no parlamento francês como se estivesse fazendo uma campanha. Era preciso que ele estivesse mais preocupado com a mesa de negociação. (…) Às vezes fico vendo o presidente da Ucrânia na televisão como se estivesse festejando, sendo aplaudido em pé por todos os parlamentos, sabe? Esse cara é tão responsável quanto o Putin. Ele é tão responsável quanto o Putin – avaliou.

O auxílio norte-americano foi aprovado com grande apoio dos democratas e republicanos e assinado pelo chefe do Executivo do país. Espera-se que a ajuda sirva pelos próximos cinco meses, promovendo assistência militar, econômica, alimentícia e apoio aos refugiados.

O presidente Volodymyr Zelensky expressou gratidão pela atitude do governo estadunidense.

– O apoio do poder executivo [dos Estados Unidos], do presidente Biden e do povo americano para a luta [da Ucrânia] contra o agressor russo é crucial – assinalou ele.

Leia também1 Lula atribui assassinato de Marielle à "gente" de Bolsonaro
2 PSDB diz que Tasso é o nome de "convergência" a vice de Tebet
3 Ataque a tiros em hospital nos EUA deixa quatro mortos
4 Senado aprova projeto de lei que deve reduzir contas de luz
5 Em ato com Lula, Dilma lembra de "parcerias" com Alckmin

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.