Lula conversa com Putin e nega convite para ir à Rússia
Presidente brasileiro também disse ter reafirmado disposição de mediar a "paz"
Thamirys Andrade - 26/05/2023 12h15 | atualizado em 26/05/2023 13h04

Em postagem nesta sexta-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou ter conversado com seu homólogo russo, Vladimir Putin, por telefone. Durante a interação, o chefe de Estado russo convidou o líder brasileiro para visitar o país, mas o petista afirma ter negado.
Lula ainda disse que frisou a intenção do Brasil de ser mediador do conflito visando a “paz”.
– Conversei agora por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Agradeci um convite para ir ao Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, e respondi que não posso ir à Rússia neste momento, mas reiterei a disposição do Brasil, junto com a Índia, Indonésia e China, de conversar com ambos os lados do conflito em busca da paz – declarou o petista.
Vale lembrar que durante sua participação na cúpula do G7, no Japão, Lula não se reuniu com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky alegando incompatibilidade de agenda. Ao ser insistentemente questionado sobre o tema em coletiva de imprensa, o presidente afirmou que não foi ao G7 “discutir a guerra na Ucrânia”, mas sim “economia e a questão do clima”.
Ele vem afirmando que não visitará a Rússia e a Ucrânia enquanto não houver um cessar-fogo.
Conversei agora por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Agradeci a um convite para ir ao Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, e respondi que não posso ir a Rússia nesse momento, mas reiterei a disposição do Brasil, junto com a Índia, Indonésia e…
— Lula (@LulaOficial) May 26, 2023
Leia também1 "Prioridade é matar Putin", diz chefe de Inteligência da Ucrânia
2 Madeleine: Material coletado será analisado na Alemanha
3 Ladrões roubam casa de jogador e agridem a mulher dele
4 Casal realiza teste de DNA por "diversão" e faz grave descoberta
5 Mercosul e União Europeia: Acordo pode sair até fim do ano