Louvre reabre após acordo entre direção e funcionários
Museu é visitado por 10 milhões de pessoas a cada ano
Pleno.News - 04/03/2020 16h20

O Museu do Louvre, em Paris, reabriu as portas ao público nesta quarta-feira (4), depois que os funcionários da instalação reconheceram as medidas de proteção adotadas pela direção para evitar a propagação do coronavírus e de terem renunciado ao chamado “direito de retirada”.
Em comunicado, os atuais responsáveis pelo museu informaram que as providências foram acordadas com os representantes da equipe de trabalhadores, no entanto, não deu detalhe sobre as ações que estão e serão tomadas.
– Nossa prioridade absoluta é garantir a segurança dos agentes e dos visitantes – afirmou o administrador geral do Louvre, Maxence Langlois Berthelot.
Berthelot também destacou a recomendação do governo para que os museus do país permaneçam abertos.
Os funcionários da instalação, que é visitada por 10 milhões de pessoas a cada ano, exerceram no domingo e segunda-feira (terça-feira é o dia de fechamento semanal), o direito de retirada, que é dado, em caso de “um motivo razoável para se pensar que o trabalho representa um perigo grave e claro à vida ou à saúde”. A equipe do Museu do Louvre criticou a administração por falta de ações diante do alto risco no local, pelo trânsito de milhares de pessoas por dia.
O governo da França vem fazendo um esforço para evitar que os trabalhadores no país exerçam o direito de se ausentar das funções, especialmente nos serviços básicos, como de saúde e transporte público.
*Com informações da Agência EFE
Leia também1 Crise de coronavírus deve tirar 32 milhões de turistas da Itália
2 Banco Central dos EUA corta juros devido ao coronavírus
3 Confirmado 1º caso do novo coronavírus na Argentina