Leia também:
X Bolívia pode aprovar projeto que criminaliza evangelização

Loja no Paraguai é fechada por vender ‘bonecas transexuais’

Prefeitura da Ciudad del Este argumentou que município é pró-vida e pró-família

Gabriela Doria - 10/01/2018 15h40 | atualizado em 10/01/2018 17h03

Uma loja na Ciudad del Este, no Paraguai, foi fechada temporariamente por vender supostas bonecas transexuais. De acordo com a prefeita, Sara McLeod, o comércio foi suspenso porque a cidade se declarou, no ano passado, pró-vida e pró-família. Por causa disso, o brinquedo estaria desrespeitando os valores adotados pelo município. O movimento pró-vida é liderado pela Igreja Católica e tem adesão de outras religiões.

Em entrevista a Associated Press, a gerente da loja, Esther Bazán, negou que as bonecas sejam transexuais e informou que todos os clientes são avisados das características do brinquedo.

– Nós compramos as bonecas da China. Elas têm características e roupas femininas, mas possuem um apêndice no púbis que se parece com um órgão sexual masculino. Os clientes são avisados, antes da compra, sobre as características da boneca. Os turistas brasileiros e argentinos as levam dando risadas – declarou a gerente.

Apesar da decisão da prefeitura de fechar o comércio, o ministro da Infância e Adolescência, Ricardo González, afirmou que “não existe uma regulação sobre a venda de brinquedos, como as bonecas, nem mesmo de brinquedos bélicos”.

Já o advogado que representa o município, Christian Cabral, informou que a loja foi fechada porque “não pagou o imposto comercial deste ano e cometeu uma falha administrativa ao vender brinquedos, enquanto só estava habilitada a comercializar produtos eletrônicos”.

Ainda no ano passado, o Paraguai proibiu o ensino da diversidade e igualdade de gênero nas escolas, contrariando uma recomendação da Unicef educação. Na época, o país se defendeu, afirmando que a constituição paraguaia estabelece que a família é formada exclusivamente pela união entre um homem e uma mulher.

Leia também1 Governo de Goiás é criticado após distribuição de bonecas
2 Marisa Lobo: ‘Tentam calar minha boca, me amordaçar’
3 Base Curricular retira texto sobre ideologia de gênero

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.