Leia também:
X Veja 10 fatos que aconteceram durante o carnaval

Local de batismo de Jesus terá minas terrestres retiradas

ONG conseguiu acordo com israelenses, palestinos e cristãos para livrar território de explosivos

Gabriela Doria - 15/02/2018 19h14 | atualizado em 16/02/2018 10h17

A ONG internacional The HALO Trust conseguiu autorização para retirar as minas terrestres do local onde supostamente Jesus Cristo foi batizado, próximo ao Rio Jordão, na Cisjordânia. A iniciativa veio após um acordo entre autoridades israelenses, palestinas e cristãs. Agora, a HALO Trust trabalha para conseguir doações para viabilizar o projeto.

Local onde acredita-se que Jesus foi batizado atrai ortodoxos para a realização de cerimônias de batismo Foto: HALO Trust/Ronen Shimoni

– Limpar minas terrestres nesse local não apenas acaba com o legado de violência do conflito, mas ajuda a construir pontes entre comunidades separadas – declarou James Cowan, diretor da HALO Trust.

Conhecido como Qaser al-Yahud, o local abriga sete igrejas, além de antigos monastérios e capelas, todos pertencentes a uma denominação cristã. Atualmente, ele é usado por ortodoxos em cerimônias de batismo, mas a insegurança tornou o local praticamente abandonado.

Até o momento, a HALO Trust já levantou quase US$ 1 milhão para o projeto, que deve custar cerca de US$ 4 milhões. O Ministério de Defesa de Israel anunciou que vai doar parte dos recursos.

– A chance de limparmos as minas nesse local histórico terá grande impacto na área, pois permitirá que as pessoas de fé voltem a utilizar essas igrejas – declarou Cowan.

As retiradas ainda não têm data confirmada, mas estima-se que terão início a partir de abril.

Leia também1 Casal batiza trigêmeos de Jerusalém, Capital e Palestina
2 Vice-presidente dos EUA visita o Muro das Lamentações
3 Encontrado selo com inscrição mencionada na Bíblia

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.