Leia também:
X Macron: França precisa reduzir 10% de seu consumo de energia

Liz Truss é empossada primeira-ministra do Reino Unido

Líder conservadora é a terceira mulher a assumir como premiê da nação

Pleno.News - 06/09/2022 11h31 | atualizado em 06/09/2022 11h42

A nova líder do Partido Conservador do Reino Unido, Liz Truss, se tornou nesta terça-feira (6) a terceira mulher a assumir como primeira-ministra da nação. Ela foi empossada pela rainha Elizabeth II, em cerimônia no castelo de Balmoral, na Escócia.

Em um ato protocolar conhecido como “beija mãos” – embora na prática se limite a uma reverência ou um aperto de mãos -, do qual o Palácio de Buckingham divulgou uma foto, a monarca pediu que Truss forme um novo governo, que terá a composição anunciada nas próximas horas.

Liz Truss é empossada como primeira-ministra do Reino Unido Fotos: EFE

Minutos depois das 8h (horário de Brasília), a então ministra das Relações Exteriores chegou ao castelo de Balmoral. Lá, primeira vez no atual reinado, Elizabeth II nomeou uma nova liderança de governo, por restrições médicas de viagem.

No encontro que tiveram sozinhas, como manda a tradição britânica, a rainha pediu a Truss que formasse um novo gabinete, o que deve ser respondido apenas com um “sim”.

– Truss aceitou a oferta de Sua Majestade e beijou mãos após sua nomeação como primeira-ministra – informou o Palácio de Buckingham, por meio de comunicado.

Pouco antes, o agora ex-premiê Boris Johnson, havia apresentado sua demissão formal à monarca, depois de ter anunciado em 7 de julho que deixaria o cargo.

Truss venceu as eleições primárias pela liderança do Partido Conservador, o que garante a indicação para a chefia do Executivo, graças à maioria parlamentar da legenda.

Após a audiência com a rainha, a nova primeira-ministra partirá para Londres, onde fará o primeiro discurso como titular do cargo, diante da residência oficial de Downing Street.

*EFE

Leia também1 Quem é a conservadora eleita nova premiê do Reino Unido
2 Liz Truss é eleita nova primeira-ministra do Reino Unido
3 Macron: França precisa reduzir 10% de seu consumo de energia
4 Jornalista investigativo é morto a facadas na porta de casa
5 Rússia impõe sanções contra os atores Ben Stiller e Sean Penn

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.