Leia também:
X Diplomacia com C. do Norte vai até ‘primeira bomba cair’

Líder da Catalunha pede paz antes do prazo dado por Madri

Governo espanhol deu prazo até esta segunda para que Puigdemont esclareça posição sobre independência

Henrique Gimenes - 15/10/2017 14h31 | atualizado em 16/10/2017 12h32

Líder da Catalunha pede paz na véspera do prazo dado pelo governo espanhol para confirmar a independência da região Foto: Reprodução Twitter

Faltando um dia para o prazo dado pelo governo espanhol para a Catalunha confirmar ou não sua independência, o líder da Catalunha, Carles Puigdemont, pediu paz. As informações foram dadas pela Reuters neste domingo (15).

Após Puigdemont declarar simbolicamente independência da região e suspender os efeitos logo depois na última terça-feira (10), o primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, deu prazo até esta segunda-feira (16) para que o líder da Catalunha esclareça sua posição. O governo da Espanha afirmou que assumirá o controle da região no caso da resposta ser ambígua.

A declaração do líder da Catalunha foi dada em um ato que homenageia os 77 anos do fuzilamento de Lluis Companys, antigo líder que quase tornou a região independente.

– Teremos sempre um dívida de memória, de respeito e, como povo que demandará sempre e a todo momento a liberdade de cada um dos seus cidadãos, será também um compromisso de paz contra a violência, contra a agressão e contra a imposição – afirmou.

LEIA TAMBÉM
+ Colômbia cancela contrato da Odebrecht por faltar garantias
+ Portugal recebe o prêmio de ‘Melhor Destino da Europa’

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.