Ladrões roubam vaso sanitário feito de ouro maciço
Peça avaliada em R$ 5 milhões estava exposta em palácio da Inglaterra
Rafael Ramos - 14/09/2019 16h04
Um vaso sanitário feito com ouro 18 quilates foi roubado, na madrugada deste sábado (14), de uma exposição de arte no Palácio de Blenheim, em Oxfordshire, na Inglaterra. O objeto é uma obra do artista italiano Maurizio Cattelan e os visitantes eram convidados a usá-la.
De acordo com a polícia, o assalto causou danos e alagamentos graves ao lugar, já que a peça estava ligada ao encanamento do palácio. O vaso dourado já foi exposto no Museu Guggenheim, em Nova Iorque, e ganhou fama, em 2018, quando o presidente Donald Trump pediu uma pintura de Van Gogh para decorar a Casa Branca. A diretora do museu se negou a enviar a pintura e, em troca, ofereceu a privada ao presidente americano.
– Os criminosos invadiram o palácio durante a noite e deixaram o local às 4h50. Ninguém ficou ferido durante o roubo, mas houve prejuízos significativos porque a privada estava presa ao cano do edifício. Acreditamos que o grupo de criminosos usou pelo menos dois veículos durante o assalto – disse o porta-voz da polícia local, o inspetor Jesse Milne.
Um homem de 66 anos foi detido por suposto envolvimento no roubo. A peça está avaliada em 1 milhão de libras esterlinas, o equivalente a R$ 5 milhões.
Leia também1 Cantor sertanejo morre após acidente de carro no MS
2 Justiça manda soltar filho do ex-ministro Edison Lobão
3 EUA: Trump confirma morte do filho de Osama bin Laden