Leia também:
X Kanye West expõe a eugenia do aborto: “Mata mais negros”

Kiev volta a ser bombardeada; ataques deixam mortos e feridos

Capital da Ucrânia registrou uma série de explosões na manhã desta segunda-feira

Pleno.News - 10/10/2022 07h36 | atualizado em 10/10/2022 12h09

Carro destruído em Kiev após retomada de bombardeios Foto: EFE/EPA/OLEG PETRASYUK

A região central de Kiev registrou uma série de explosões na manhã desta segunda-feira (10) informaram autoridades da Ucrânia. Os ataques encerram meses de relativa calmaria na capital ucraniana e acontecem dias após uma explosão ter danificado a ponte de Kerch, que liga a Rússia ao território anexado da Crimeia.

No Twitter, o assessor do Ministério do Interior da Ucrânia, Anton Gerashchenko, publicou imagens de locais danificados na cidade. Uma gravação mostra um cenário de destruição no parque Taras Shevchenko, um dos mais movimentados da metrópole. O governo da Ucrânia confirmou que as explosões deixaram mortos e feridos.

O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, disse que foguetes atingiram alvos no centro da cidade e pediu que moradores de bairros periféricos fiquem longe da região. Os serviços de emergência estiveram no local e as forças de segurança fecharam as ruas no centro, segundo ele.

– A capital está sob ataque de terroristas russos! – acusou.

Além de Kiev, outras cidades da Ucrânia também registraram explosões na manhã desta segunda-feira, em um desdobramento que levanta suspeita de ser uma ofensiva coordenada da Rússia. Estrondos foram ouvidos em Dnipro, Zaporizhzhia e Lviv. Esta última vinha sendo poupada de ataques mais severos desde o início da guerra, em fevereiro.

Desde que Moscou redirecionou o foco de sua operação ao leste da Ucrânia, em abril, Kiev tem sido alvo de poucos ataques. A relativa calmaria permitiu, inclusive, que autoridades internacionais visitassem a cidade.

EMBAIXADA BRASILEIRA EMITE RECOMENDAÇÕES
Diante do quadro tenso em virtude dos novos ataques, a Embaixada do Brasil em Kiev emitiu uma recomendação aos brasileiros que estão na Ucrânia. Por meio do Telegram, a representação diplomática pediu que os brasileiros sigam “as orientações das autoridades locais” e permaneçam “em local protegido enquanto durarem os alertas de ameaça aérea”.

A embaixada afirmou ainda que “deslocamentos só devem ser iniciados após o fim do alerta, quando houver condições de segurança” e reforçou que os brasileiros podem entrar em contato com a representação por meio do telefone de plantão, que é: +380 50 384 5484.

*Com informações AE

Leia também1 Lula já atingiu o teto de votos e Bolsonaro pode virar, diz Faria
2 Gustavo Cerbasi declara apoio a Bolsonaro: “Equipe honesta”
3 Conselho Apostólico inicia jejum de 21 dias pelas eleições
4 Bolsonaro confirma presença em 4 debates; Lula, em 2
5 Missionário confirma denúncia sobre tráfico de crianças

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.