Leia também:
X Bebê morre após ser atacada por pássaro em passeio com família

Juízes dos EUA mandam réus optarem entre vacina ou cadeia

Tomar a vacina contra a Covid-19 tornou-se "pena alternativa" em Ohio

Monique Mello - 11/08/2021 17h14 | atualizado em 11/08/2021 17h17

Juízes de Ohio (EUA) estão oferecendo alternativa para réus se vacinarem Foto: Freepik

O juiz Christopher Wagner, do condado de Hamilton, em Ohio (EUA), proferiu uma frase curiosa ao sentenciar um réu por posse de drogas.

– Ou você toma a vacina, dentro de dois meses, ou vai para a cadeia – disse.

De acordo com o jornal The New York Times, que divulgou a transcrição da sentença nesta segunda-feira (9), esta foi a principal condição que o juiz colocou para beneficiar o réu, Brandon Rutherford, de 21 anos, com suspensão condicional da pena de prisão. O magistrado alegou que o imunizante contra a Covid-19 seria mais seguro do que o opioide que o réu carregava quando fora detido pela polícia.

– Sou apenas um juiz, não um médico, mas penso que a vacina é muito mais segura do que o fentanil que você tinha no bolso, quando foi preso – disse o juiz ao réu.

O episódio parece ser recorrente em Ohio. Semanas antes, o juiz Richard Frye, do Condado de Franklin, mandou o réu Sylvaun Latham, que admitiu posse de drogas e porte ilegal de arma, tomar a vacina em um prazo de 30 dias, ou ir para a prisão por 36 meses.

O juiz Frye contou ao jornal que já mandou três réus tomarem a vacina contra a Covid, como condição para a suspensão condicional da pena, sob o respaldo das leis de Ohio.

– A lei de Ohio permite aos juízes impor condições razoáveis para a suspensão condicional da pena, com o objetivo de reabilitar o réu e proteger a comunidade. A vacinação protege os outros e ajuda os réus a conseguir emprego – declarou.

Em Massachusetts, houve a tentativa de criar algo parecido, no entanto, a oposição política de grupos Republicanos impediu.

A professora de Direito Sharona Hoffman disse que não é comum emparelhar uma sentença com a vacina, mas defendeu se tratar de algo “benéfico” para a comunidade.

– Os juízes se tornam criativos para manter os réus fora da cadeia. E, se mandam o réu tomar a vacina, isso é para o benefício dele e da comunidade, porque não podem sair por aí infectando outras pessoas.

Cerca de 50% da população dos EUA resiste à vacinação.

Leia também1 Vitamedic confirma aumento de 600% em vendas de ivermectina
2 Pela 1ª vez no ano, ocupação de UTIs do país é menor que 80%
3 Covid: Glória Menezes reage bem; Tarcísio segue intubado
4 Enfermeira é suspeita de aplicar vacina falsa em 8,6 mil idosos
5 Anvisa autoriza uso emergencial de Regkirona contra a Covid-19

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.