Leia também:
X Califórnia, nos EUA, poderá ser dividida em três estados

Judias protestam para orarem no Muro das Lamentações

Elas querem direitos igualitários entre homens e mulheres

Camille Dornelles - 14/06/2018 09h35 | atualizado em 14/06/2018 09h50

Mulheres do Muro fazem protesto em Jerusalém Foto: Reprodução Twitter

Em forma de protesto, um grupo de mulheres judias realizou uma cerimônia de oração em frente ao Muro das Lamentações, em Jerusalém, nesta quinta-feira (14). As mulheres da religião são proibidas de realizar orações no local da mesma maneira que os homens.

As judias se opõem ao monopólio da Fundação do Muro das Lamentações, grupo ultraortodoxo que administra o espaço religioso. Mulheres que também seguem essa vertente querem realizar as orações assim como os homens.

Nesta quinta, elas reforçam a reivindicação por igualdade que já se estende há 28 anos participando da ação em celebração ao início do mês (Rosh Rodesh). Em maio, a Fundação advertiu a um grupo feminino que não permitiria acesso ao local se não seguisse uma nova norma de rezar dentro de uma zona fechada para elas na seção feminina, algo que não ocorreu.

Depois de rezar por mais de uma hora, as integrantes do Mulheres do Muro saíram juntas e cantando salmos judaicos sob uma leve proteção das forças de segurança israelenses e a atenção dos jornalistas.

– A religião é consistente. A reforma está baseada na mudança, portanto, a reforma não é religiosa – dizia um cartaz do grupo ultraortodoxo.

Para a rabina Susan Silverman, que participou nas rezas de hoje, “o Rosh Kodesh é tradicionalmente uma comemoração de mulheres que tem um significado especial para nós, por isso viemos aqui rezar juntas, como fizemos durante muitos anos”.

– Desgraçadamente, o nosso encontro se tornou a parte do jogo político dos ultraortodoxos no governo – lamenta Silverman.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Padre Marcelo Rossi ora por paz em Jerusalém
2 Vice-presidente dos EUA visita o Muro das Lamentações
3 Embaixada dos EUA estreita laços de Israel com cristãos

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.