Leia também:
X Peru proíbe entrada de Nicolás Maduro e de seus governistas

Jovem saudita busca asilo após abandonar o islamismo

Rahaf Mohammed al Qunun teme por sua vida e conseguiu apoio de ONG na Tailândia

Pleno.News - 08/01/2019 13h10 | atualizado em 08/01/2019 15h36

Rahaf Mohammed al Qunun busca asilo após abandonar islã Foto: EFE

A jovem saudita Rahaf Mohammed al Qunun, de 18 anos, fugiu de sua família após renunciar ao islã e rejeitar um casamento arranjado. Temendo por sua vida, ela tentou buscar asilo na Austrália. No sábado (5), ela desembarcou do Kuait no aeroporto internacional de Bangcoc, na Tailândia. Entretanto, ela teve seu passaporte confiscado e foi obrigada a embarcar de volta ao seu país.

Com medo, Rahaf se trancou em um quarto de hotel e colocou móveis na porta para impedir a passagem. Enquanto estava lá, resolveu contar sua história no Twitter e o caso acabou viralizando. Nesta terça-feira (8), o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) informou que o processo para que ela receba o status de refugiada levará dias. O porta-voz, Babar Baloch, esclareceu que foi pedido aos tailandeses que não deportassem a jovem e nem a levassem para uma situação onde poderia estar em perigo.

Baloch informou que Rahaf está em um lugar seguro em Bangcoc. Com a possibilidade de que familiares viajem à Tailândia, o porta-voz disse que irão cumprir os desejos da jovem sobre quem quer ou não ver. A saudita pediu asilo ao Canadá, enquanto espera a confirmação da Austrália. A embaixada da Arábia Saudita na Tailândia afirmou em comunicado que não tem qualquer envolvimento na retenção da jovem em Bangcoc ou no suposto confisco de seu passaporte.

De acordo com a ONG Human Rights Watch, muitas mulheres sauditas tentam fugir da opressão de seu país. A população feminina precisa de permissão de seus “guardiões masculinos” para viajar, se casar e até para trabalhar.

* Com informações da Agência EFE

Leia também1 Peru proíbe entrada de Nicolás Maduro e de seus governistas
2 Jovem de 20 anos é detido por ciberataque na Alemanha
3 Argentina pretende reduzir maioridade penal para 15 anos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.