Leia também:
X Grupo que pede fim das armas nucleares levou o Nobel da Paz

Jovem cria Instagram para denunciar assédio com selfies

Holandesa de 20 anos passou um mês tirando fotos com homens que a assediavam nas ruas

Gabriela Doria - 06/10/2017 20h16 | atualizado em 09/10/2017 11h31

Esqueça as selfies alegres e ao lado de pessoas queridas que estampam o Instagram. Uma jovem holandesa de 20 anos está usando a rede social para expor os homens que a assediam diariamente nas ruas de Amsterdã. Ao ouvir a “cantada”, ela pede para tirar uma selfie com o desconhecido e publica a imagem acompanhada do “elogio” que ouviu de cada um. Batizado de #dearcatcallers, o projeto de Noa Jansma já conseguiu mais de 190 mil seguidores em um mês de atividade.

#dearcatcallers *giggling + two thumbs up* softy whispers "yess bonita"

A post shared by dearcatcallers (@dearcatcallers) on

Em entrevista à BBC, ela conta que nunca sabia como agir quando o assédio acontecia.

– Eu apenas nunca sabia o que fazer quando era assediada. Se eu enfrentasse, a situação simplesmente escalava, e isso me assustava – revelou a jovem.

A selfie com os assediadores foi a maneira que ela encontrou para expor um problema cotidiano enfrentado pelas mulheres do mundo todo. Variadas, as cantadas iam desde assobios a pedidos por sexo. Noa também chegou a ser parada por um homem na rua. Na descrição de seu projeto, ela diz que a foto é uma forma de reunir, na mesma imagem, objeto e objetificador.

– Ao fazer o selfie, tanto o objetificador como o objeto ficam reunidos em uma composição – descreveu a moça.

#dearcatcallers "hmmmm you wanna kiss?"

A post shared by dearcatcallers (@dearcatcallers) on

Entretanto, ela garante que, se o desconhecido pedir para retirar a imagem da rede, ela o fará imediatamente. Noa também disse que não se trata de “envergonhar” ninguém, mas sim “fazer uma declaração”.

– Se esses homens me pedirem para remover a fotografia do Instagram, eu o farei, porque não quero arruinar a vida deles — comentou Jansma — É mais como um espelho, eles estão invadindo a minha privacidade nas ruas, na frente de todo mundo, então estou invadindo a privacidade deles.

#dearcatcallers "Babyyyyyyyy! THANKYOU" *blowkiss* (slide ➡️)

A post shared by dearcatcallers (@dearcatcallers) on

Apesar do sucesso do #dearcatcallers, Noa anunciou uma pausa temporária nas fotografias. Segundo ela, o assédio nas ruas se trata de um problema global e, por causa disso, a jovem vai repassar a conta da rede social para outra mulher em outro país.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.