Leia também:
X Ricardo Vélez pede desculpas por comunicado sobre Hino

Jean Wyllys palestra em Portugal e gera protestos

Ex-deputado acusou Clodovil Hernandes de não lutar pela causa LGBT

Rafael Ramos - 26/02/2019 13h31 | atualizado em 26/02/2019 17h24

Manifestantes se organizaram, nesta terça-feira (26), em frente à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), em Portugal. O motivo da aglomeração é a presença do ex-deputado Jean Wyllys, convidado pelo Partido Nacional Renovador para palestrar sobre discursos de ódio e fake news da extrema direita e seus impactos no modo de vida de minorias sexuais, étnicas e religiosas.

A presença do brasileiro, que desistiu da vida política alegando ter sofrido ameaças, dividiu a multidão. Um grupo maior, de apoio ao esquerdista, gritava palavras de ordem contra o governo do presidente Jair Bolsonaro. Frases como “Fascistas não passarão” foram entoadas em coro. A polícia local foi chamada para conter os ânimos.

Uma defensora da agenda de Jean Wyllys disse que o movimento era uma resistência para garantir a realização da palestra feita pelo ex-petista. Ela acusou o PSL e o presidente Jair Bolsonaro de serem uma extrema-direita com discurso de ódio contra a comunidade LGBT e imigrantes.

– Eu me entristeço por ver brasileiros do outro lado da rua fazendo resistência para que não aconteça a fala de Jean Wyllys. Ele não está ofendendo ninguém na fala dele. Viemos deixar um recado claro de que as comunidades brasileira e portuguesa estão atentas a esse fascismo que anda nas ruas – declarou ao Pleno.News, uma manifestante favorável a Jean Wyllys.

Outros manifestantes, totalmente contrários à presença do ex-deputado, o acusaram de fazer vitimismo diante do novo cenário político no Brasil. Eles questionaram o porquê da palestra, já que o representante da esquerda é conhecido por espalhar fake news e defender questões tidas como irrelevantes por alguns dos presentes no protesto.

Durante sua palestra, que teve transmissão pelo Facebook, Jean criticou o ex-deputado federal Clodovil Hernandes. Wyllys acusou o estilista de não defender a causa LGBT e o chamou de gay homofóbico.

Informações enviadas pelo correspondente direto do Pleno.News em Portugal, Igor Maier Pereira

Leia também1 Para Jean Wyllys, parte dos eleitores tem 'vírus da burrice'
2 Embaixada francesa desmente fala de Jean Wyllys sobre asilo
3 "Jean Wyllys desistiu para ser o esquerdinha perseguido"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.