Japão pode ter primeira-ministra mulher pela primeira vez
A votação final é feita pelo Parlamento japonês
Pleno.News - 05/10/2025 22h02 | atualizado em 06/10/2025 16h49

A ex-ministra do Interior do Japão Sanae Takaichi conquistou a vitória neste sábado (4) nas primárias do governista Partido Liberal Democrata (PLD) do Japão, tornando-se a primeira mulher a liderar o partido e, provavelmente, o país, dependendo de confirmação parlamentar.
Takaichi, ex-ministra do Interior de 64 anos, obteve 185 dos 342 votos em disputa em um segundo turno, contra os 156 obtidos por seu rival, o ministro da Agricultura, Shinjiro Koizumi, que aos 44 anos também buscava fazer história como o líder político mais jovem do Japão no pós-guerra.
Sanae e Koizumi chegaram ao segundo turno das eleições internas depois que, no primeiro, também realizado neste sábado, nenhum dos cinco candidatos conseguiu a maioria dos votos.
Essas primárias do partido governista, que foram antecipadas após a renúncia no mês passado do primeiro-ministro, Shigeru Ishiba, são especialmente relevantes porque, com alta probabilidade, seu vencedor se tornará o novo primeiro-ministro do Japão.
O vencedor terá que garantir a cooperação da oposição para ser confirmado como premiê em uma votação posterior no Parlamento, prevista para o próximo dia 14, porque o PLD e seu parceiro de governo, o Komeito, perderam a maioria em ambas as casas legislativas.
A expectativa é de que não haja obstáculos para essa confirmação, já que não há consenso na oposição para apresentar outros nomes.
*EFE
Leia também1 Ministério da Saúde confirma 225 casos de intoxicação por metanol
2 Cidades de todo o país realizam atos contra o aborto
3 Rapper Gustavo Hungria recebe alta: "Vitória e gratidão"
4 Esquerda faz ato em SP pela libertação de ativistas de flotilha
5 Aniquilação total: Trump ameaça Hamas se grupo recusar plano



















