Leia também:
X Putin declara lei marcial nas 4 regiões anexadas da Ucrânia

James Webb: Nasa divulga foto inédita dos Pilares da Criação

Região fica na nebulosa da Águia, onde novas estrelas estão se formando

Pleno.News - 19/10/2022 16h10 | atualizado em 19/10/2022 16h27

À esquerda, os Pilares da Criação fotografados pelo telescópio Hubble, e à direita, imagem mais recente registrada pelo telescópio James Webb Foto: EFE/NASA/ESA/CSA/STScI

A Nasa, agência espacial americana, divulgou, nesta quarta-feira (19), imagens captadas pelo telescópio espacial James Webb de uma paisagem inédita, exuberante e altamente detalhada dos icônicos Pilares da Criação. A região fica na nebulosa da Águia, onde novas estrelas estão se formando dentro de densas nuvens de gás e poeira, a 6.500 anos-luz de distância da Terra.

A nova visão registrada pelo Webb dos Pilares da Criação, que ficaram famosos pela primeira vez quando fotografados pelo telescópio espacial Hubble, da Nasa, em 1995, ajudará os pesquisadores a reformular seus modelos de formação de estrelas, identificando contagens muito mais precisas daquelas recém-formadas, juntamente com um aglomerado de gás e poeira na região.

– Com o tempo, eles começarão a construir uma compreensão mais clara de como as estrelas se formam e saem dessas nuvens empoeiradas ao longo de milhões de anos – ressaltou a Nasa.

Como o James Webb capta a luz no espectro infravermelho, foi possível observar mais poeira na região de formação de estrelas, de acordo com a agência.

James Webb: Nasa divulga foto inédita dos Pilares da Criação Foto: EFE/NASA/ESA/CSA/STScI

– Quando os nós com massa suficiente se formam dentro dos pilares de gás e poeira, eles começam a entrar em colapso sob sua própria gravidade, aquecem lentamente e, eventualmente, formam novas estrelas – explicou a Nasa no comunicado.

A cena foi fotografada pela primeira vez pelo Hubble em 1995 e revisitada em 2014, além de ter sido captada por outros observatórios. Cada instrumento avançado oferece aos pesquisadores novos detalhes da região, que está praticamente transbordando de estrelas.

*AE

Leia também1 Putin declara lei marcial nas 4 regiões anexadas da Ucrânia
2 EUA manipula vírus da Covid em laboratório e cria cepa mais letal
3 Greve geral paralisa França e desafia Emmanuel Macron
4 França importará eletricidade da Espanha em níveis máximos
5 Prefeito rebate Lula sobre obra inacabada no Maranhão

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.