Leia também:
X Amazônia e eleições marcam encontro de Biden e Bolsonaro

Itamaraty confirma morte de brasileiro que foi para a guerra

André Luis Hack Bahi estava na Europa desde fevereiro e teria morrido no dia 4 de junho

Paulo Moura - 10/06/2022 10h02 | atualizado em 10/06/2022 10h19

Brasileiro morreu na guerra, na Ucrânia Foto: Arquivo Pessoal

O Ministério das Relações Exteriores confirmou que o socorrista brasileiro André Luis Hack Bahi, que viajou para a guerra na Ucrânia, morreu em decorrência do conflito no país europeu. A informação foi confirmada por meio de uma nota emitida pelo Itamaraty nesta quinta-feira (9).

André estava na Europa desde fevereiro e fazia parte da chamada Legião Internacional de Defesa Territorial da Ucrânia, organização militar criada para o recrutamento de voluntários estrangeiros interessados em participar do conflito. Em entrevista dada ao portal G1, a família de Hack afirmou que ele teria morrido no último dia 4 de junho, durante um combate.

A irmã de André, Letícia Hack Bahi, afirmou que o brasileiro teria socorrido duas pessoas e seguido em direção a um fogo cruzado durante missão em uma área bombardeada. Desde então, ele não foi mais visto. A informação teria sido repassada por um amigo próximo que também estava na Ucrânia. Letícia disse que o último contato com irmão foi no dia 8 de maio.

– Ele felicitou no Dia das Mães, estava bem feliz vendo os pais, mesmo por ligação de vídeo – declarou.

Na nota emitida pelo Ministério das Relações Exteriores, a pasta informou que mantém contato com familiares de André “para prestar-lhes toda a assistência cabível, em conformidade com os tratados internacionais vigentes e com a legislação local”. O Itamaraty aproveitou para desaconselhar deslocamentos de brasileiros para a Ucrânia.

– Assim como tem feito desde o começo do conflito, o Itamaraty continua a desaconselhar enfaticamente deslocamentos de brasileiros à Ucrânia, enquanto não houver condições de segurança suficientes no país – completou.

Leia também1 Suspeito pelo sumiço de Dom e Bruno tem prisão decretada
2 Bolsonaro ironiza Mark Ruffalo: "Você nunca leu a Constituição"
3 Amazônia e eleições marcam encontro de Biden e Bolsonaro
4 Pacheco: "Pauta de combustíveis será definida no fim de semana"
5 “Cheguei pela democracia, sairei pela democracia”, diz Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.