Itália revogou medidas cautelares de Tagliaferro, diz advogado
Ex-assessor de Moraes pode circular pelo país
Pleno.News - 13/10/2025 18h46 | atualizado em 13/10/2025 21h11

A Justiça da Itália decidiu liberar a circulação de Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes, em todo o território italiano. A decisão, divulgada nesta segunda-feira (13), mantém, porém, a proibição de que ele deixe o país.
Segundo o advogado Eduardo Kuntz, que compartilhou a informação nas redes sociais, Tagliaferro voltará a ter um documento de identificação válido apenas para uso interno. O objetivo é permitir que ele viaje dentro da Itália, sem possibilidade de sair do território.
O ex-assessor havia entregue o passaporte às autoridades italianas no dia 1º de outubro, após solicitação do ministro da Justiça da Itália, que temia uma possível fuga. Antes da nova decisão, ele estava proibido de deixar a região onde mora sem autorização judicial.
O pedido de prisão de Tagliaferro chegou a ser feito, mas foi negado por um colegiado de desembargadores italianos. Para o advogado, a decisão reforça que “o processo de extradição é completamente viciado e visa apenas à perseguição” do ex-assessor.
Alexandre de Moraes havia solicitado a extradição de Tagliaferro em agosto, após a PGR denunciá-lo por supostamente vazar informações sigilosas e tentar atrapalhar investigações sobre os atos de 2023. O ministro também ordenou sua prisão em 31 de julho, um dia depois de enviar o pedido de extradição.
Assista:
Ver essa foto no Instagram
Leia também1 Presidente de Madagascar sai do país após protestos da Geração Z
2 OMS alerta sobre superbactérias resistentes a antibióticos
3 Otoni de Paula denuncia líder do PCO à PGR por apologia ao Hamas
4 Mauro Vieira viaja aos EUA para reunião com Marco Rubio
5 Antes e depois do cativeiro: Veja fotos de reféns soltos pelo Hamas



















