Leia também:
X Covid-19: Mundo terá 1 milhão de casos nos próximos dias

Itália prorrogará medidas de confinamento até 13 de abril

Ministro da Saúde do país deu declarações nesta quarta-feira

Pleno.News - 01/04/2020 16h01 | atualizado em 01/04/2020 16h04

Itália prorrogará medidas de confinamento até o próximo dia 13 Foto: EFE/EPA/TONY VECE

O ministro da Saúde da Itália, Roberto Speranza, confirmou nesta quarta-feira (1º) que as medidas de confinamento serão estendidas até o próximo dia 13, quando terminarem as festividades da Páscoa.

– A decisão do governo será estender até 13 de abril todas as medidas para limitar as atividades e o movimento das pessoas – explicou Speranza, durante aparição no Senado.

A Itália havia decretado o isolamento e o encerramento de atividades não essenciais até a próxima sexta-feira (3), mas será necessária a atualização desse decreto.

Speranza enfatizou que, no momento, é necessário “não cometer erros” e cair no “otimismo fácil”, pois “existe o risco de comprometer os sacrifícios realizados até agora e os primeiros sinais positivos não devem ser confundidos como um sinal de que o alarme cessou”.

– Os especialistas dizem que estamos no caminho certo e que as medidas drásticas estão começando a dar frutos. Mas seria um erro imperdoável confundir esse primeiro resultado com uma derrota definitiva da Covid-19. É uma batalha longa e não devemos baixar a guarda – sinalizou Speranza.

O ministro da Saúde também alertou que “sem uma vacina, a Covid nunca será vencida e que por um curto período, teremos que saber como gerenciar essa fase de transição e evitar a explosão de novos surtos”.

– Em nossa batalha para derrotar esse vírus, a pesquisa científica será decisiva – acrescentou.

A Itália registrou 12.428 mortes e 105.792 infecções, e o Instituto Superior de Saúde disse que a curva atingiu seu pico, para uma fase plana que durará vários dias e depois começará a cair.

Speranza também observou que “este não é o momento para divisões” e afirmou que “um clima político unificado é a condição para manter o país unido em um momento muito difícil”.

– Nunca antes as antigas disputas geopolíticas pareciam ultrapassadas. É hora da solidariedade, ninguém se salva sozinho – acrescentou.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Brasileiro que morreu de Covid-19 era atuante na igreja
2 Coronavírus: Príncipe Albert 2º é considerado curado
3 Covid-19: Casa Branca projeta ao menos 100 mil mortos
4 Idosa de 90 anos com Covid-19 cede respirador a mais jovens
5 Bebê de 6 meses e idosa de 102 anos são curados da Covid-19

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.