Leia também:
X Ataque terrorista na Turquia deixa quatro mortos e 14 feridos

Israel monitora presença de grupos terroristas no Brasil

Países da América Latina também estão em monitoramento

Leiliane Lopes - 23/10/2024 17h13 | atualizado em 23/10/2024 17h52

Bandeira de Israel Foto: Pixabay

Vários países da América Latina estão sendo monitorados por Israel por causa do aumento de pessoas ligadas ao grupo terrorista Hezbollah e radicais iranianos. Israel tem mostrado preocupação com esse avanço, conforme informações do blog de Luiz Felipe Zamataro, do R7.

O jornalista ouviu fontes da embaixada israelense na Costa Rica sobre esse monitoramento. Há muitos países que já registram bases desses grupos antissemitas, incluindo o Brasil.

– Conforme foi publicado em novembro de 2023, houve ativistas do Hezbollah detidos no Brasil, estamos preocupados que haja mais casos que ainda não descobrimos – disse a fonte.

Além desse caso em solo brasileiro, há outros. Os serviços de inteligência israelenses ajudaram outros países latinos a localizar e prender membros de grupos terroristas. Ainda em 2023 foram feitas ações conjuntas na Argentina, Colômbia, México e Peru.

– Não sabemos que outros grupos [existem] ainda não encontramos e estamos preocupados que se dupliquem noutros países com governos hostis – diz o funcionário da embaixada israelense na Costa Rica, citando Venezuela e Nicarágua.

Em janeiro de 2022, o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, recebeu como convidado de honra um funcionário iraniano procurado na Argentina por seu papel em atos de terror em 1994. Israel teme que o país se torne uma base de treinamento e recrutamento de terroristas no continente.

Leia também1 Governo Lula vai gastar R$ 500 mil para abastecer a despensa
2 Janja: Lula seguirá trabalhando do Alvorada até fim da semana
3 Namorada revela bilhete de Liam Payne dias antes da morte
4 Quem era o atirador de Novo Hamburgo, que matou 3 e feriu 9
5 Dias Toffoli completa 15 anos de Supremo Tribunal Federal

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.