Leia também:
X Harry sobre Markle: ‘Somos a família que ela nunca teve’

Israel: Ministro quer construir ‘estação Trump’, em Jerusalém

Homenagem pretende reconhecer decisão do presidente dos EUA sobre a cidade sagrada

Gabriela Doria - 27/12/2017 17h27 | atualizado em 28/12/2017 10h21

O ministro do Transporte israelense, Israel Katz, declarou, nesta quarta-feira (27), que quer nomear uma estação de trem em Jerusalém como Estação Trump. A medida pretende homenagear o presidente dos Estados Unidos por reconhecer Jerusalém como a capital de Israel. Apesar disso, a proposta ousada de Katz deve gerar resistência, uma vez que a estação se encontra em um território de conflitos.

– Eu decidi nomear a estação do Muro das Lamentações em homenagem ao presidente dos EUA, Donald Trump, por sua decisão corajosa e histórica de reconhecer Jerusalém como capital do povo judeu e do Estado de Israel – disse o ministro, em comunicado.

Muro das Lamentações é território de disputa entre israelenses e palestinos Foto: EFE/Atef Sadadi

O trajeto da linha férrea fica próximo da Igreja do Santo Sepulcro, local onde acredita-se que Jesus foi crucificado e enterrado, e é alvo de disputa entre palestinos e israelenses. Pela polêmica da proposta, espera-se que países árabes e a comunidade internacional se oponham à nomeação.

A ligação subterrânea de alta velocidade entre Tel Aviv e Jerusalém ainda está só no papel e precisa da aprovação de outros departamentos do Estado israelense. Estima-se que o projeto custará mais de R$ 700 milhões e, se colocado em prática, levaria cerca de quatro anos para ser finalizado.

Leia também1 Após EUA, Guatemala mudará embaixada para Jerusalém
2 ONU condena decisão dos EUA sobre a cidade de Jerusalém
3 Turquia quer abrir embaixada em Jerusalém Oriental

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.