Israel: Itamaraty diz que políticos ignoraram alerta para não viajar
Doze brasileiros deixaram Israel e outros 27 aguardam um momento melhor para saírem do país
Pleno.News - 16/06/2025 18h27 | atualizado em 16/06/2025 19h03

O Itamaraty informou, nesta segunda-feira (16), que políticos brasileiros em missão oficial a Israel desconsideraram alertas emitidos desde outubro de 2023 que desaconselhavam viagens não essenciais ao país. As declarações foram divulgadas em nota oficial do Ministério das Relações Exteriores.
Segundo o governo, “duas comitivas de autoridades brasileiras viajaram a Israel a convite do governo israelense, a despeito do alerta consular da Embaixada do Brasil em Tel Aviv”.
A recomendação já estava em vigor desde os ataques do Hamas em 7 de outubro de 2023. Na ocasião, o governo brasileiro chegou a repatriar 1.413 cidadãos por meio da Força Aérea Brasileira.
Com a escalada do conflito entre Israel e Irã, e o consequente fechamento do espaço aéreo israelense, o retorno das comitivas precisou ser organizado por rotas alternativas.
Nesta segunda-feira, um grupo de 12 autoridades brasileiras, incluindo dois prefeitos de capitais, foi retirado por via terrestre até a Jordânia. De lá, seguiram rumo à Arábia Saudita, onde contrataram voo particular para o Brasil.
Segundo o Itamaraty, a operação foi possível graças à “estreita coordenação mantida pessoalmente pelo Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, junto a seu homólogo jordaniano ao longo do fim de semana”.
Outros 27 integrantes das comitivas ainda permanecem em Israel. O governo israelense propôs uma evacuação semelhante por terra nos próximos dias, com posterior embarque em voos comerciais saindo da Jordânia.
A Embaixada do Brasil em Tel Aviv também alertou sobre golpes aplicados por criminosos, que estariam oferecendo passagens falsas para sair de Israel.
– Recorda-se que o espaço aéreo israelense segue fechado, sem previsão de reabertura – afirmou a nota.
O Itamaraty reforçou ainda que “todos os brasileiros e brasileiras em Israel devem seguir estritamente as recomendações do ‘Home Front Command’ israelense e permanecer nas proximidades de abrigos fortificados”.
A orientação para viagens ao país segue sendo a mesma: evitar deslocamentos não essenciais e acompanhar os alertas atualizados no site da embaixada.
Leia também1 EUA: Cidadãos americanos devem deixar o Irã imediatamente
2 Nego Di admite que mentiu sobre doação a vítimas de enchentes
3 Suspeito de participar da morte de médica da Marinha é preso
4 Papa Leão XIV é parente distante de Madonna e Bieber? Entenda
5 Senado vota na terça aumento do número de deputados federais