Israel intercepta Flotilha da Liberdade e detém 140 ativistas
Interceptação ocorreu na manhã desta quarta-feira
Pleno.News - 08/10/2025 11h44 | atualizado em 08/10/2025 12h41

Os nove barcos da Flotilha da Liberdade-Thousand Madleens que navegavam para Gaza foram interceptados nesta quarta-feira (8) em águas internacionais pela Marinha de Israel. De acordo com a campanha Rumo a Gaza, os 140 participantes da flotilha foram detidos.
– Às 7h45 GMT [4h45 no horário de Brasília], o restante dos veleiros da Thousand Madleens e o barco Conscience também foram abordados em águas internacionais, a uma distância aproximada de 110 milhas náuticas da costa de Gaza – detalhou a organização sobre a abordagem.
As Forças de Defesa de Israel (FDI) interceptaram inicialmente três dos veleiros a cerca de 120 milhas náuticas (220 quilômetros) de Gaza e concluíram o trabalho com a interceptação de todos os barcos que compunham esta segunda flotilha, que partiu no final de setembro da Itália em paralelo à flotilha Global Sumud, abordada na semana passada.
O Ministério das Relações Exteriores de Israel confirmou a operação de interceptação e disse que todos os passageiros “estão seguros e em bom estado de saúde”.
– Espera-se que os passageiros sejam deportados imediatamente – anunciou Israel em um breve comunicado.
Dos mais de 450 participantes da flotilha anterior, a Sumud, seis integrantes continuavam detidos até esta terça (7) na prisão israelense de Ketziot.
*EFE
Leia também1 Lula sanciona lei que endurece pena a quem dá álcool a menores
2 PF faz megaoperação conjunta contra abuso sexual infantil
3 Democratas acusam Trump de querer guerra com Venezuela
4 Israel e grupo Hamas retomam negociações sobre plano de paz
5 "Errei": Tarcísio pede desculpas pela brincadeira com Coca-Cola



















