Leia também:
X Miguel Díaz-Canel é eleito o sucessor de Raúl Castro

Israel inicia celebrações pelos 70 anos de independência

Data marca a criação do Estado de Israel

Gabriela Doria - 19/04/2018 11h30 | atualizado em 19/04/2018 11h45

A independência de Israel foi comemorada com fogos sob a Cúpula da Rocha Foto: EFE/Atef Safadi

O povo judeu está em festa esta semana. Nesta quarta-feira (18), israelenses iniciaram as comemorações pelos 70 anos da criação do Estado de Israel, após mais de dois mil anos sem um território definido. Mesmo a data histórica sendo apenas em 14 de maio, as comemorações já começaram porque sionistas seguem o calendário hebraico, cuja cronologia é diferente da usada pelos ocidentais.

Em Israel, uma cerimônia na Cúpula da Rocha marcou o início das comemorações. O evento foi comandado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

No Brasil, a data foi celebrada com um grande evento na Embaixada de Israel, em Brasília. A cerimônia contou com a participação do embaixador israelense Yossi Shelley e teve apresentações musicais, danças típicas e projetos culturais.

O evento em comemoração à fundação de Israel acontece um dia depois do Yom Hazikaron, também conhecido como Dia em Memória dos Soldados Caídos de Israel. No Yom Hazikaron, uma sirene é tocada durante um minuto para que as pessoas fiquem de pé e em silêncio em homenagem aos militares que sucumbiram no conflito árabe-israelense, em 1948.

Leia também1 Em apoio a Bolsonaro, grupo judaico colhe assinaturas
2 Confronto entre Israel e Palestina deixa um morto
3 Cercado de explosivos, local de batismo de Jesus atrai fiéis

Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.