Leia também:
X França: Sarkozy terá data de prisão definida nesta 2ª feira

Israel informa que reféns serão libertados nesta segunda-feira

Governo israelense ressaltou, porém, que Hamas pode adiantar libertação se estiver pronto

Pleno.News - 12/10/2025 11h55 | atualizado em 13/10/2025 13h47

Militares israelenses perto da fronteira de Gaza Foto: EFE/EPA/ABIR SULTAN

O governo de Israel confirmou neste domingo (12) que os 20 reféns vivos serão libertados “cedo na segunda-feira [13]”, mas que, se o Hamas estiver pronto para entregá-los antes, Israel está disposto a antecipar o processo em algumas horas.

– A libertação de nossos reféns começará cedo na segunda-feira, pela manhã. Esperamos que nossos 20 reféns vivos sejam entregues todos juntos à Cruz Vermelha – disse a porta-voz do governo israelense, Shosh Bedrosian, em entrevista coletiva virtual.

A equipe do Comitê da Cruz Vermelha receberá os prisioneiros e os entregará às Forças de Defesa de Israel em áreas de Gaza “controladas pelas forças israelenses”, explicou a porta-voz, acrescentando que só então eles serão levados para a base militar de Reim, a cerca de seis quilômetros da fronteira em solo israelense.

Lá, eles passarão por um exame médico inicial e serão reunidos com suas famílias antes de serem transferidos para um hospital. Bedrosian disse que dez dos reféns serão transferidos para o Sheba Hospital, cinco para o Beilinson Hospital e cinco para o Ichilov Hospital, todos em cidades nos arredores de Tel Aviv.

Sobre os 28 reféns mortos, a porta-voz não especificou se a entrega será simultânea ou logo após o retorno dos vivos, mas disse que a Cruz Vermelha entregará os restos mortais às tropas em Gaza, e que uma “breve cerimônia” e uma oração judaica serão realizadas dentro do enclave palestino.

Os corpos serão transportados em caixões cobertos com a bandeira israelense e levados para o instituto forense Abu Kabir, em Tel Aviv, onde será iniciado o processo de identificação dos corpos e notificação das famílias para que os enterros possam ser realizados.

A porta-voz reiterou que Israel está se preparando desde sábado (11) para a libertação dos prisioneiros, portanto, esse processo pode ser antecipado se o Hamas decidir libertar os reféns antes do esperado.

*EFE

Leia também1 Deputado pede moção de repúdio a Netflix por desenho polêmico
2 França: Sarkozy terá data de prisão definida nesta 2ª feira
3 China sinaliza que pode retaliar tarifa prometida por Trump
4 Michelle chama Lula e Janja de 'casalzinho que demoniza Israel'
5 Defesa de Filipe Martins envia alegações finais ao STF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.