Leia também:
X Não há dados suficientes para recomendar 3ª dose, diz OMS

Israel começará a vender spray nasal anticovid nas farmácias

Medicamento prevê diminuir transmissão viral, "independentemente da variante"

Monique Mello - 12/07/2021 14h51 | atualizado em 12/07/2021 16h29

Spray Enovid é a nova aposta de Israel contra a Covid Foto: Reprodução/Sanotize

Após aprovação do Ministério da Saúde israelense, um spray nasal produzido pela empresa SaNOtize chamado Enovid começará a ser vendido em Israel na semana que vem e promete reduzir 99% da carga viral em 72 horas.

Em um estudo de Fase II, o spray nasal de óxido nítrico da SaNOtize (NONS) demonstrou reduzir a carga viral SARS -CoV-2. Assim, o Enovid recebeu autorização de uso emergencial pelo Ministério da Saúde de Israel, no início deste ano.

Enovid fornece uma barreira física e química para proteger contra o vírus. O spray libera uma pequena dose de óxido nítrico (NO), uma nanomolécula natural com propriedades antimicrobianas comprovadas, incluindo contra o SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19.

– Estamos entusiasmados por ter o Enovid disponível nas farmácias em Israel e estamos avançando o mais rápida e diligentemente possível, por meio de processos de aprovação regulatória em outras partes do mundo, para disponibilizar o NONS ao público em geral – disse o Dr. Chris Miller, cofundador da SaNOtize e diretor de Ciência.

– NONS foi mostrado para reduzir a carga viral, o que diminui a transmissão viral de uma pessoa, independentemente da variante – completou.

Chris Miller e Gilly Regev, cofundadores da SaNOtize, apresentam o Enovid Foto: Reprodução/Sanotize

Uma vez que a maioria das infecções por Covid-19 são nasais, a SaNOtize acredita que esta é uma forma eficaz de reduzir a infecção e a disseminação da doença. Enovid foi capaz de suprimir o vírus SARS-CoV-2 em dois minutos, incluindo as variantes Alfa e Gama. Atualmente, o medicamento está sendo testado em relação à variante Delta.

De acordo com o comunicado da fabricante, o spray nasal fabricado em Israel pode ser usado até cinco vezes ao dia, após entrar em contato com vírus. É adequado para crianças a partir dos 12 anos.

Em 23 de junho, a SaNOtize anunciou que recebeu a aprovação da Health Canada, para prosseguir com a inscrição de voluntários nos ensaios de Fase III, e que apresentou um pedido de submissão de um novo medicamento sob a ordem provisória da Health Canada. Ao mesmo tempo, a empresa está em processo de submissões regulatórias em vários outros países, incluindo Índia, Brasil e México. Essas submissões seguem os resultados de um ensaio clínico de Fase IIb bem-sucedido da SaNOtize, que foram aceitos para publicação do estudo pelo Journal of Infection.

 

Leia também1 Em meio a variantes, Israel vê queda em eficácia da Pfizer
2 Israel poderá perder mais de 1 milhão de doses da Pfizer
3 Não há dados suficientes para recomendar 3ª dose, diz OMS
4 Cientistas testam vacina contra HIV; estudo é o mais promissor em décadas
5 Pacientes com Covid-19 morrem após queda de energia em UTI

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.