Leia também:
X Explosão em barragem de usina na Ucrânia inunda cidade

Irã apresenta míssil capaz de atingir Israel em 400 segundos

Arma é chamada de Fattah, que significa "o conquistador"

Pleno.News - 06/06/2023 14h45 | atualizado em 06/06/2023 16h01

Presidente iraniano Ebrahim Raisi revela míssil hipersônico Foto: EFE/EPA/SEPAH NEWS

O Irã apresentou nesta terça-feira (6), o primeiro míssil hipersônico fabricado no país e alarmou Israel, seu maior rival no Oriente Médio. O míssil, nomeado Fattah (“o conquistador”, em farsi) é capaz de atingir o território israelense em 400 segundos, segundo o anúncio iraniano. Ele tem um alcance de 1,4 mil quilômetros e pode atingir a velocidade de cerca de 15 mil km/h.

Os mísseis hipersônicos podem voar cinco vezes mais rápido do que a velocidade do som e, acredita-se, a velocidade e capacidade de manobra alegadas são capazes de contornar sistemas de defesa aérea. Além do Irã, apenas outros quatro países dizem possuir armas semelhantes.

A inauguração do míssil contou com a presença do presidente iraniano, Ebrahim Raisi. Em novembro, o governo alegou que o equipamento estava em construção e teria capacidade de manobrar dentro e fora da atmosfera.

– Ele pode contornar os sistemas de mísseis antibalísticos mais avançados dos EUA e do regime sionista, incluindo o Domo de Ferro de Israel – disse à TV estatal iraniana.

Irã revela míssil hipersônico capaz de atingir Israel em 400 segundos Foto: EFE/EPA/SEPAH NEWS

O comandante da Força Aeroespacial do IRGC, Amir Ali Hajizadeh, chamou o Fattah de “um míssil único no mundo”. Nenhum lançamento real do míssil foi descrito pelo Irã, somente um teste de solo do motor do míssil, segundo o comandante. Esse teste envolve um motor de foguete sendo colocado em um suporte e disparado para verificar suas habilidades.

Acredita-se que a China esteja buscando mísseis hipersônicos, assim como os EUA. A Rússia afirma já estar em campo com as armas e disse que as usou na Ucrânia. A força aérea ucraniana disse no mês passado que derrubou um míssil hipersônico russo Kinzhal com defesas aéreas Patriot dos EUA.

*AE

Leia também1 Explosão em barragem de usina na Ucrânia inunda cidade
2 Na França, funcionários da Disney ocupam castelo durante greve
3 "Estratégia que leva ao fracasso", diz jornal uruguaio sobre Lula
4 Casa Branca alerta para escalada de tensão com China; entenda
5 Inundação em mina deixa 12 mortos por asfixia na Venezuela

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.