Leia também:
X Torre Eiffel fechará no sábado por causa de protesto

Inundações no Paraguai já afetam mais de 7 mil famílias

Pessoas tiveram que ser abrigadas em albergues da capital do país

Ana Luiza Menezes - 23/11/2018 20h01

Inundações ocorrem em Assunção por causa da cheia do Rio Paraguai (Foto Ilustrativa) Foto: Pixabay

As inundações que ocorrem em Assunção por causa da cheia do Rio Paraguai já provocaram o deslocamento de 7.515 famílias. Grande parte delas foram abrigadas em 108 albergues da capital, segundo dados da Secretaria de Emergência Nacional (SEN).

A situação gera um alerta entre as autoridades médicas, uma vez que as condições de vida e higiene nesses lugares propicia o surgimento e a transmissão de doenças. Além disso, a combinação de fortes chuvas com temperaturas elevadas facilita o aparecimento de criadouros de mosquito.

O alerta não passa despercebido das equipes médicas que cuidam dos abrigos, como afirmou o diretor da 18ª Região de Saúde, Robert Núñez, em entrevista à Radio Nacional do Paraguai. De acordo com ele, existem pessoas encarregadas de eliminar os criadouros e de fazer a fumigação dos lugares. Além disso, já começaram a ser pensadas medidas para evitar quadros de dengue, zika, chikungunya.

– Temos surto de febre amarela e sarampo na fronteira, se chegar aqui será um problema grande, por isso estamos com cuidados extremos – explicou.

Segundo Núñez, 50% da população dos abrigos já recebeu o atendimento médico, mas o objetivo é chegar a todos os que estão nesses lugares para evitar o surgimento de doenças.

O nível do Rio Paraguai alcançou os seis metros hoje, meio metro a mais do que é considerado o nível crítico, mas ainda longe dos oito metros que alertam para desastre, com base em dados da Direção de Meteorologia e Hidrologia.

As autoridades não descartam que esse nível possa se aproximar, já que a previsão é que o rio alcance os 7,5 metros até dezembro, se as chuvas continuarem e se combinarem ao El Niño.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Torre Eiffel fechará no sábado por causa de protesto
2 Povoado do Alasca vai ficar dois meses sem a luz do sol
3 Crise na Nicarágua pode ter causado mais de 500 mortes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.