Leia também:
X Segundo a ONU, 3 milhões de pessoas deixaram a Venezuela

Incêndio florestal nos EUA obriga 30 mil a saírem de casa

Chamas invadiram áreas residenciais e provocaram destruição

Camille Dornelles - 09/11/2018 08h00 | atualizado em 09/11/2018 08h46

Um incêndio florestal iniciado nesta quinta-feira (8) na região norte da Califórnia, Estados Unidos, provocou a retirada de 30 mil pessoas de suas casas nesta sexta-feira. As chamas iniciadas na área de mata se alastraram por áreas comerciais e residenciais. A cidade de Paradise é a mais atingida.

O fogo já queimou mais de oito mil hectares em menos de 24 horas e segue avançando. Ele é impulsionado pelo ressecamento do terreno e pelos fortes ventos que sopram na área. O Departamento Florestal e de Proteção contra Incêndios do estado (Calfire) monitora o desastre e pediu a evacuação dos moradores.

Por enquanto não há confirmação de mortes, mas há vários desaparecidos e múltiplas pessoas sofreram queimaduras graves. As autoridades locais emitiram ordens de evacuação para partes da cidade de Chico, de 90 mil habitantes e para onde avançam as chamas.

A área afetada se encontra a 140 quilômetros de distância da capital da Califórnia, Sacramento. A fumaça avança por 280 quilômetros, até a área da baía de São Francisco.

O vereador da Câmara Municipal de Paradise, Scott Lotter, que deixou a cidade junto com sua família, declarou ao jornal The Sacramento Bee que “a cidade inteira está em chamas”. Ele também descreveu um cenário de “horror e caos” nas estradas.

O governador interino da Califórnia, Gavin Newsom, solicitou ao governo federal uma declaração presidencial de emergência que desbloquearia recursos físicos e financeiros adicionais para a área afetada.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Incêndio florestal provoca tornado de fogo no Canadá
2 Chuvas ameaçam recuperação de acervo do Museu Nacional
3 Incêndio atinge duas lojas em shopping de São Paulo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.