Leia também:
X Ministro da Educação sérvio renuncia após massacre escolar

Incêndio em mina de ouro deixa pelo menos 27 mortos

No momento do curto-circuito havia profissionais trabalhando a uma profundidade de 80 metros

Pleno.News - 08/05/2023 12h09 | atualizado em 08/05/2023 12h34

Incêndio em mina na região de Arequipa, no Peru Foto: EFE/José Sotomayor

O governo do Peru confirmou, neste domingo (7), que 27 pessoas morreram em um incêndio ocorrido em uma mina neste sábado (6), na região de Arequipa. A presidência manifestou condolências às famílias das vítimas.

– Expressamos nossas condolências às famílias e ao povo de Arequipa pela morte dos 27 mineradores, no setor Yanaquihua, na província de Condesuyos, em Arequipa – disse a presidência no Twitter.

De acordo com o comunicado, os ministérios do Interior e da Defesa “estão trabalhando desde o início desta tragédia no resgate e na transferência dos corpos” na mina Yanaquihua Esperanza I, onde um curto-circuito provocou o incêndio na madrugada de sábado, segundo o proprietário do local.

– Como governo, daremos todo o apoio necessário ao governo regional e ao município de Condesuyos nestes momentos de dor – concluiu a breve mensagem.

A imprensa local informou que, na manhã deste domingo, parentes das vítimas se reuniram na delegacia de polícia do distrito de Yanaquihua para pedir informações sobre o acidente e acelerar a busca e o resgate dos corpos.

Na noite de sábado, as autoridades informaram sobre o incêndio que ocorreu de madrugada na mina de Yanaquihua e disseram que 27 trabalhadores estavam desaparecidos.

Foi o próprio dono da mina quem procurou a polícia para relatar o que tinha acontecido e pedir ajuda, e imediatamente ambulâncias e profissionais de saúde e resgate foram ao local, que fica numa área isolada.

– A polícia está no distrito de Yanaquihua para apoiar o resgate dos corpos dos mineradores que morreram em um poço na província de Condesuyos, em Arequipa – disse o Ministério do Interior no Twitter.

Imagens postadas nas redes sociais mostram uma grande coluna de fumaça preta saindo da mina, e a mídia local indicou que no momento do curto-circuito havia profissionais trabalhando a uma profundidade de 80 metros.

A mina pertence à Yanaquihua S.A.C., uma empresa formal que reúne mineradores de pequena escala dedicados à exploração de ouro e outros metais.

*EFE

Leia também1 Ministro da Educação sérvio renuncia após massacre escolar
2 Conservadores vencem eleição para Constituinte no Chile
3 Justiça autoriza encontros de grupo satânico em escola
4 Trump amplia vantagens para concorrer a eleição em 2024
5 Morre na Bolívia o general que capturou Che Guevara

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.