Leia também:
X Explosão de mina mata nove adolescentes no Afeganistão

Hong Kong tem mais um dia de manifestações violentas

Já são 22 fins de semana consecutivos de protestos

Pedro Ramos - 02/11/2019 16h14

Hong Kong tem sido alvo de protestos Foto: Pixabay

Em Hong Kong, milhares voltaram às ruas, neste sábado (2), para mais um dia de protesto. A jornada terminou com uma batalha contra a polícia: houve barricadas de fogo nas ruas e confrontos em estações de metrô.

Em Chater Garden, parque localizado no distrito central, o confronto entre manifestantes e polícia teve início quando ativistas atiraram coquetéis molotov nas ruas, em frente à sede do HSBC e do Banco da China.

Ativistas, muitos usando máscaras e guarda-chuvas para evitar o reconhecimento facial, usaram postes para construir barricadas perto do parque, há décadas um lugar tradicional para atos e vigílias.

– O povo de Hong Kong resiste. É a revolução do nosso tempo – gritaram os manifestantes.

Muitos cantaram os hinos do Reino Unido e dos Estados Unidos, balançando bandeiras com múltiplas nacionalidades, enquanto alguns poucos pediam independência – um alerta vermelho para os líderes do Partido Comunista em Pequim.

A polícia usou gás lacrimogêneo contra as manifestações, tanto em Causeway Bay quanto no Victoria Park e Wanchai, distrito cheio de bares e lojas, onde muitas pessoas acompanhavam a final da Copa do Mundo de Rúgbi.

A manifestação foi feita um dia depois que a China alertou que não tolerará nenhuma mudança no sistema governamental e anunciou que reforçará o sentimento de patriotismo nesse território, que vive 22 fins de semana consecutivos de protestos, liderados principalmente por jovens.

Desde que as manifestações começaram, houve diversos casos de violência, que minaram a reputação do território como centro financeiro internacional e estão afetando sua economia. Na quinta-feira (31), dados do governo confirmaram que Hong Kong entrou em recessão pela primeira vez desde a crise global de 2008.

*Folhapress

Leia também1 Explosão de mina mata nove adolescentes no Afeganistão
2 Trump diz que impeachment só aumenta apoio ao governo
3 ONU confirma conferência do clima em Madri, na Espanha

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.