Leia também:
X Dono de jipe bate em ônibus e na fuga atropela condutor

Hong Kong: Aeroporto reabre após protestos contra China

Parte da área de desembarque ficou fechada por manifestantes

Paulo Moura - 13/08/2019 07h45 | atualizado em 13/08/2019 08h03

Protestos marcaram segunda-feira em Hong Kong Foto: EFE/EPA/Laurel Chor

O aeroporto de Hong Kong voltou às operações normais ao amanhecer desta terça-feira (noite de segunda, 12, no Brasil), segundo autoridades aeroportuárias do território. A liberação acontece após um dia de interrupção, quando milhares de manifestantes pró-democracia invadiram as salas de desembarque.

Nos monitores informativos da zona de decolagens, anunciava-se o embarque imediato para vários voos, enquanto os demais mostravam os novos horários de partidas. Todos os voos haviam sido cancelados na segunda (12), depois que milhares de manifestantes invadiram a área de desembarque para protestar, em meio a uma mobilização sem precedentes que abala a ex-colônia britânica.

Segundo a polícia, cerca de 5 mil manifestantes sentaram de forma pacífica no aeroporto para sensibilizar os viajantes, alguns carregando cartazes onde se lia: “Hong Kong não é seguro”.

Os manifestantes foram abandonando o aeroporto pouco a pouco durante a noite, sem a intervenção da polícia, e na manhã desta terça restavam apenas alguns poucos participantes do protesto.

O cancelamento de voos e os pronunciamentos da China evidenciam uma nova escalada da crise que começou em junho, a mais grave em Hong Kong desde sua devolução a Pequim em 1997, com 10 fins de semana consecutivos de protestos, incluindo muitos que terminaram em confrontos entre radicais e forças de segurança.

Leia também1 Jovem que atacou mesquita na Noruega tem prisão decretada
2 Muito fofos! Dois raros leões brancos nascem em santuário
3 Comércio total de marfim é proibido em Cingapura

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.