Leia também:
X Fome aumenta pelo terceiro ano seguido na A. Latina

Homem morre em cirurgia feita com ajuda de robô

Máquina cometeu um erro fatal e polícia investiga o caso

Ana Luiza Menezes - 07/11/2018 17h30

Stephen Pettitt tinha 69 anos Reprodução/Twitter(@AsifPatel79

Em Newcastle, na Inglaterra, um paciente faleceu durante uma cirurgia realizada com a ajuda de um robô. Um erro cometido pelo protótipo ocasionou o fracasso da operação.

O caso aconteceu em 2015, mas só agora foi divulgado por causa de uma investigação do Sistema Público de Saúde (NHS) e pela polícia britânica. Na época, os médicos tiveram que abrir o tórax de Stephen Pettitt, de 69 anos, mas não tiveram sucesso no procedimento.

O homem sofreu falência múltipla de órgãos após a tentativa de substituir a válvula mitral, como parte de uma cirurgia cardíaca. O robô utilizado na ocasião é conhecido como Da Vinci, que foi desenvolvido para participar de procedimentos de incisão menos invasivos. O objetivo do sistema robotizado era proporcionar segurança e uma recuperação mais rápida durante o pós-operatório.

Porém, Sukumaran Nair, chefe da equipe médica na época, admitiu que deveria ter realizado mais testes com a máquina antes de utilizar em uma cirurgia. Também foi ouvido Paul Renforth, coordenador de robótica do Freeman Hospital. Ele revelou que durante o clima estava “bastante tenso” durante a utilização do novo modelo.

NHS tem 60 robôs que realizam cirurgias Foto: Divulgação/NHS

O NHS dispõe de 60 robôs que auxiliam em várias cirurgias. Segundo a direção do órgão de saúde, apesar deste caso, os outros resultados têm sido satisfatórios.

Leia também1 Fome aumenta pelo terceiro ano seguido na A. Latina
2 Bomba suspeita na Espanha na verdade era fivela de cinto
3 Pentágono contrata empresa de SP por R$ 280 milhões

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.