Homem golpeado na cabeça vira gênio da matemática
"Minha vida melhorou drasticamente", afirma
Ana Luiza Menezes - 15/01/2019 18h48 | atualizado em 08/02/2019 13h17

Nos Estados Unidos, um homem surpreendeu a todos depois de revelar que se tornou um gênio da matemática após um golpe que sofreu na cabeça. Após o ataque, que sofreu em 2002, Jason Padgett deixou de ser um típico jovem americano festeiro.
Seu caso é contado por ele em palestras e entrevistas na imprensa. Padgett foi agredido na saída de um bar. Desde então, a vida de baladas e bebidas mudou.
– Eu levava uma vida muito superficial. Só me interessavam as garotas, as festas e o álcool. Aquele estereótipo do idiota que você vê entrando em um bar. Este era eu – relatou.
Jason contou que não consegue explicar direito como a agressão aconteceu. Ele ouviu um barulho de algo atingindo sua cabeça e, então, caiu. Pensando que ia morrer, ele tentou morder a perna de um dos agressores.
– A coisa que mais me lembro é de pensar: ‘Quero machucar esses caras antes de morrer’ – disse.

Mas, outro fato aconteceu como resultado daquele momento. Pedgett explicou que viu uma luz branca, como se fosse o flash de uma câmera fotográfica. Ele foi levado a um hospital onde foi diagnosticado com uma concussão e sangramento no rim. Após tomar um analgésico, Jason foi para casa.
Apesar da liberação do hospital, o rapaz teve que lutar contra problemas como um transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e a mania de ficar em casa. O transtorno fazia com que ele limpasse até o dinheiro.
Além disso, a forma como o americano via as coisas mudou, literalmente. As imagens pareciam pixels de um computador.
– Era como um videogame e parecia algo matemático – explicou.

MATEMÁTICA
Na internet, Padgett apendeu sobre geometria fractal, do francês Benoit Mandelbrot. Ele explicou que desenvolveu a habilidade e a obsessão de desenhar figuras fractais.
A nova mania fez com que o homem deixasse de ficar isolado em casa. Ele procurou um psicólogo para tratar o TOC e se matriculou em um curso de matemática.
– Minha vida melhorou drasticamente – contou.
NOVO DIAGNÓSTICO E NOVA VIDA
Na televisão, Jason assistiu a história de um homem chamado Daniel Tammet, que tem Asperger, um transtorno do espectro do autismo. Considerado um gênio da matemática e linguística, Tammet é chamado de savant por causa de sua competência mental extraordinária.
Ao ver como o francês falava sobre números, Padgett procurou um especialista para saber se também tinha a mesma síndrome. Ressonâncias cerebrais confirmaram o caso e revelaram ainda que ele tinha sinestesia, que mistura sentidos.
A explicação para o fato de que o americano pode ver a matemática, fez com que ele virasse destaque em todo o mundo. Ele também escreveu um livro sobre sua história, intitulado Struck by Genius (Golpeado pelo Gênio).
Viagens ao redor do mundo, para compartilhar sua mudança, fazem parte de sua nova vida. O renome fez com que os agressores entrassem em contato para pedir perdão pelo ocorrido.
Leia também1 Crianças brancas e negras são separadas em escola
2 Frio mata pelo menos 15 crianças em um mês na Síria