Leia também:
X No País de Gales, contrários à monarquia vaiam Charles III

Homem é detido após tocar o caixão da rainha Elizabeth II

Corpo da monarca está sendo velado no Palácio de Westminster

Pleno.News - 17/09/2022 12h55 | atualizado em 19/09/2022 10h49

Homem foi detido por policiais após tocar no caixão da rainha Foto: Reprodução/Vídeo Redes Sociais

Um homem foi preso pela polícia de Londres na noite de sexta-feira (16), após se aproximar e tocar o caixão da rainha Elizabeth II. O corpo da monarca chegou ao Palácio de Westminster na manhã de quarta (14), onde será velado até a próxima segunda (19), em uma cerimônia montada para que os súditos britânicos possam se despedir da monarca mais longeva da história do país.

Uma fonte disse ao jornal The Guardian que o homem saiu da fila e conseguiu subir os degraus e tocar o caixão, antes de ser rapidamente detido. A polícia metropolitana teria se apressado para deter o homem pouco antes das 22 horas (horário local). A transmissão contínua do velório chegou a ser interrompida por 15 minutos.

Um comunicado da Scotland Yard (polícia londrina) informou que o Comando de Proteção Parlamentar e Diplomática havia detido um homem em Westminster Hall após um distúrbio.

– Foi preso por um crime sob a Lei de Ordem Pública e está atualmente sob custódia – acrescentou.

Poucas horas antes, o rei Charles III, e os irmãos – a princesa Anne, o príncipe Andrew e o príncipe Edward – estavam ao redor do caixão da rainha, no que ficou conhecido como a vigília dos príncipes. Vigília semelhante deve ser realizada na noite deste sábado (17), pelos netos da rainha, incluindo os príncipes William e Harry.

Milhares de súditos britânicos se juntam nas quilométricas filas do Palácio de Westminster para prestar as últimas homenagens à rainha. Entre eles – e sem nenhum privilégio – estava o astro do futebol inglês, David Beckham, 47 anos.

Os súditos podem contemplar o caixão, coberto pelo estandarte real e pela coroa imperial, passando em fila em ambos os lados, sem poder parar ou bater fotos. Também está proibido depositar flores e bichos de pelúcia no salão de Westminster.

No entanto, a fila para quem deseja se despedir da rainha Elizabeth II já ultrapassa as 24 horas de espera e está prestes a superar sua capacidade, segundo alertaram as autoridades britânicas neste sábado.

A imprensa britânica estima que cerca de 750 mil pessoas devem passar pelo Palácio de Westminster para a despedida da rainha. Para evitar distúrbios nos arredores do Parlamento, durante o velório, o governo proibiu barracas, churrascos e fogueiras nas proximidades. Para evitar que as pessoas na fila percam seus lugares, haverá uma distribuição de pulseiras para que as pessoas possam sair por alguns minutos caso precisem ir ao banheiro.

Nesta segunda (19), o corpo será levado para o funeral no Castelo de Windsor.

*AE

Leia também1 Papa Francisco não irá ao funeral da rainha Elizabeth II
2 Saiba por que o caixão da rainha Elizabeth II é feito de chumbo
3 No País de Gales, contrários à monarquia vaiam Charles III
4 Beckham fica horas na fila para ir ao velório de Elizabeth II
5 Atleta de rúgbi chama Elizabeth II de "cadela burra" e é suspensa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.