Leia também:
X Número de vacinados contra a Covid-19 chega a 31,87 milhões

Peruano de 121 anos é vacinado contra o novo coronavírus

Para chegar à residência, ​equipe de vacinação teve que caminhar por três horas por caminhos montanhosos rurais de difícil acesso

Pleno.News - 03/05/2021 09h29 | atualizado em 03/05/2021 15h48

Homem de 121 anos é vacinado contra a Covid-19 no Peru
Abad é o residente mais longevo da região peruana de Huánuco Foto: Reprodução | Ministério da Saúde do Peru

Marcelino Abad, um peruano de 121 anos, recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em sua casa, em um pequeno vilarejo nos Andes, após a distribuição fora de Lima ter aumentado consideravelmente com a chegada dos primeiros lotes do imunizante da AstraZeneca.

Nascido em 1900, Abad é o residente mais longevo da região peruana de Huánuco, onde vive em Cormilla, no município de Chaglla. Para chegar à residência de Mashico, apelido pelo qual é conhecido, a equipe de vacinação teve que caminhar por três horas por caminhos montanhosos rurais de difícil acesso.

Com as vacinas nas costas, a equipe despertou a alegria dos moradores locais e, especialmente, de Abad, que agora é um dos 5 mil idosos vacinados na região.

Na semana passada, o processo de vacinação no Peru foi acelerado, graças também à chegada de mais de 800 mil doses da vacina da Pfizer em abril.

Na sexta-feira (30), o país alcançou a marca de um milhão de pessoas vacinadas contra a Covid-19, mais da metade já com as duas doses necessárias. No mesmo dia, foi iniciada a vacinação em Lima de pessoas com 70 anos ou mais. Até então, foram vacinados os idosos com mais de 80 anos.

O governo peruano prevê vacinar em maio cerca de 400 mil pessoas com mais de 70 anos, de modo a começar a imunização dos maiores de 60 ainda neste mês.

Os idosos estão sendo vacinados em 50 centros de vacinação de Lima e Callao, cidade portuária perto da capital peruana. Esses locais foram instalados em estádios, parques, complexos esportivos, colégios, estacionamentos e estabelecimentos de saúde públicos e privados.

Apesar de abril ter sido o mês mais mortal da pandemia no Peru, com mais de 9,4 mil mortes por Covid-19 confirmadas, o efeito das vacinas começou a ser notado na população idosa, cujas taxas de hospitalização e mortalidade têm caído.

*EFE

Leia também1 CPI da Covid pretende analisar vídeos de reuniões da Anvisa
2 CPI é tribunal de guerra durante a guerra à Covid, afirma Guedes
3 Covid-19: Índia lança esforços para imunizar todos os adultos
4 Covid-19 é doença vascular, e não respiratória, conclui estudo
5 Inglaterra lota casa noturna em teste para desconfinamento

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.