Leia também:
X Nos Estados Unidos, pai e filha são presos após se casarem

Holanda mata 215 mil galinhas após casos de gripe aviária

Decisão foi tomada após detecção de H5N8 em animais de granja do país europeu

Paulo Moura - 06/11/2020 08h26

Cerca de 215 mil galinhas serão abatidas na Holanda Foto: Jonas Oliveira/ ANPr

Após casos de gripe aviária serem detectados em uma granja no sul da Holanda, o Ministério da Agricultura do país europeu informou que decidiu sacrificar cerca de 215 mil galinhas poedeiras. A decisão tomada por conta da gripe H5N8, que também foi identificada em granjas da Alemanha e Reino Unido.

– Em Puiflijk, no município de Druten, a gripe aviária foi detectada em uma fazenda com aves poedeiras. Trata-se provavelmente de uma variante altamente patogênica da gripe aviária – informou.

Todas as aves do local, que tem cerca de 100 mil animais, e onde oito morreram pela doença, serão abatidas para evitar a propagação do vírus, assim como as de uma granja localizada em um raio de um quilômetro, que tem 115 mil aves. Essa é a segunda vez que o país conduz o procedimento para evitar a disseminação do vírus.

Apesar do grande número de aves sacrificadas, o risco para humanos é considerado baixo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o vírus da gripe H5N8 começou a se espalhar entre pássaros migratórios e, em dado momento, foi transmitido para as aves poedeiras em diferentes países europeus.

Cerca de 35,7 mil aves já foram abatidas no final de outubro em uma fazenda localizada a poucos quilômetros de Puiflijk. A cidade fica próxima da fronteira com a Alemanha, onde o patógeno foi primeiramente identificado.

Leia também1 Humorista Jotinha morre após complicações da Covid-19
2 Portugal terá novo estado de emergência a partir de segunda
3 Líderes querem igrejas abertas em 2ª onda da Covid na Europa
4 Quanto tempo o coronavírus permanece ativo no organismo?
5 Estudo aponta grande relação entre Covid e falta de vitamina D

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.