Herói do 7 de outubro neutraliza terrorista em Israel
Lev Kreitman é reservista das Forças de Defesa do país
Pleno.News - 03/10/2024 15h23 | atualizado em 03/10/2024 16h29
Um sobrevivente do ataque que o Hamas fez contra Israel, no dia 7 de outubro de 2023, neutralizou um dos terroristas responsáveis pelo atentado que causou cinco mortes e deixou vários feridos, em Jaffa, ao sul de Tel Aviv, em Israel. Lev Kreitman, que já era reconhecido por atos heroicos do ano passado, voltou a ser destaque por sua nova atitude registrada na última terça-feira (1º).
Lev é reservista das Forças de Defesa de Israel (FDI). Ele estava em restaurante de schnitzel (tipo de bife à milanesa) quando ouviu tiros que vinham de uma estação de veículo leve sobre trilhos (VLT).
Kreitman percebeu que um dos atiradores estava se aproximando e, por isso, reagiu, neutralizando o agressor. A atitude preveniu um desastre maior.
O caso ocorreu poucos minutos antes de o Irã lançar cerca de 200 mísseis balísticos contra Israel.
Um vídeo publicado na internet mostra Lev atirando contra um alvo desconhecido antes de fugir. Outra gravação mostra o reservista caminhando ao fundo entre soldados israelenses que estavam no local do ataque.
Ele conversou com a afiliada da CNN, Canal 11, e relatou que estava carregando sua arma pessoal. Kreitman explicou que viu “dois terroristas” e um deles estava se movendo em sua direção.
– O outro vai para outro lugar, corre para outro lugar, e eu estou aqui, bem onde estamos, eu o surpreendi de lado, atire – falou.
Segundo a polícia local, dois homens armados iniciaram uma “onda de matança”, abrindo fogo contra passageiros a bordo de um vagão de trem leve que havia parado em uma estação de Jaffa e continuaram o ataque a pé no Jerusalem Boulevard. Eles foram parados por forças de segurança e civis que usaram armas pessoais.
Mais tarde, o Hamas assumiu a responsabilidade pelo ataque.
Na rede social X, o ministro da Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben-Gvir, chamou Kreitman de “herói” e pediu que mais israelenses se armassem. As informações são da CNN e da Oeste.
Leia também1 Itamaraty condena que Guterres seja 'persona non grata' em Israel
2 Irã confirma que usou mísseis hipersônicos contra Israel
3 Líbano e avião de Lula fazem ministro interromper férias
4 Biden não quer ataque de Israel a instalações nucleares do Irã
5 Hamas reivindica atentado que deixou sete mortos em Israel