Leia também:
X Oligarca russo morre após cair de janela de hospital em Moscou

Herdeira milionária recua e diz que não negará fortuna

Marlene Engelhorn afirma que aceitará o valor, mas que buscará redirecionar 90% dele

Thamirys Andrade - 01/09/2022 13h49 | atualizado em 01/09/2022 15h35

Marlene Engelhorn dirige uma ONG focada em taxar super-ricos Foto: Reprodução / Youtube / Moment Magazin

Herdeira dos fundadores da multinacional química Basf, a austríaca Marlene Engelhorn, de 30 anos, repercutiu na imprensa internacional no último mês ao dizer que pretendia rejeitar 90% de sua fortuna. Contudo, a estudante de Literatura voltou atrás, afirmando que irá aceitar todo o valor. Ela justifica que planeja redirecionar 90% da quantia em vez de negá-la.

Além disso, Engelhorn relatou que o montante de sua fortuna é menor do que o divulgado. Segundo ela, a herança não seria de 4,2 bilhões de euros (cerca de R$ 21,9 bilhões), mas está na casa dos milhões de euros.

– Herdarei uma soma de dois dígitos em milhões de euros, e não rejeito esse dinheiro. Quero poder distribuir pelo menos 90%, idealmente através de impostos. Se não, buscarei minhas próprias maneiras de fazê-lo – assinalou Marlene ao jornal espanhol Ara.

A estudante atualmente dirige uma Organização Não Governamental (ONG) que tem como foco a campanha Tax Me Now, que busca taxar mais milionários pelo mundo.

Em entrevista ao jornal Der Standard, Marlene havia dito que não iria aceitaria todo o valor, pois não havia feito nada para receber tal dinheiro.

– Quando o anúncio foi feito, eu percebi que não poderia ser realmente feliz. Pensei comigo mesma: “Algo está errado (…). Essa não é uma questão de querer, mas uma questão de justiça. Eu não fiz nada para receber esta herança. Foi pura sorte na loteria do nascimento. Uma coincidência” – pontuou.

À época, ela também criticou os atos de caridade por parte dos super-ricos. Para ela, trata-se de “neofeudalismo disfarçado de caridade”, pois mesmo que eles façam doações, ainda podem decidir o destino das quantias.

– A sociedade não tem que contar com o fato de que os milionários vão ser benevolentes. Troco ideias com outras pessoas, aprendendo o máximo que eu posso para ver o que funciona e o que não funciona. Para mim, o comprometimento com a justiça de impostos é muito importante, porque isso é o que determina como a riqueza vai ser distribuída – argumentou.

Leia também1 Oligarca russo morre após cair de janela de hospital em Moscou
2 ONU: Relatório aponta violações de direitos humanos na China
3 Truth Social: Google veta rede social de Trump na Play Store
4 Taiwan promete contra-ataque se China violar espaço aéreo
5 Guerra: Ucrânia contabiliza 379 crianças mortas e 733 feridas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.