Leia também:
X Emmanuel Macron anuncia envio de mísseis para a Ucrânia

Helicóptero turístico cai perto do Everest e mata seis pessoas

Aeronave perdeu contato com a base oito minutos depois da decolagem

Thamirys Andrade - 11/07/2023 11h17 | atualizado em 11/07/2023 11h44

Monte Everest Foto: Unsplash | Martin Jernberg

Um helicóptero que partiu de Lukla, região inicial da escala ao Everest, sofreu uma queda nesta terça-feira (11), resultando na morte de cinco turistas mexicanos e um piloto nepalês. Segundo informações do Himalayan Times, a aeronave perdeu contato com a base oito minutos depois da decolagem.

Informações preliminares apontam que o helicóptero, da Manang Air, teria colidido com uma árvore e em seguida caído no chão, deixando um pequeno buraco no solo. Os seis corpos dos passageiros foram recuperados, segundo diretor do Aeroporto Internacional de Tribhuvan, Pratap Babu Tiwari, informou à AFP.

As vítimas eram o piloto Chet B. Gurung e cinco turistas de uma mesma família: Ismail Sifuentes, 98 anos; Fernando Sifuentes, de 95 anos; Abril Sifuentes, 72; Olacio Luz Gongalez, 65; e Maria Jese Sifuentes, 52 anos. Eles estavam se dirigindo para a capital do país, Katmandu.

O Nepal possui condições aéreas adversas devido aos seus picos nevados desafiadores e seu clima instável. O país tem algumas das pistas de aviação mais complicadas do mundo, e ainda sofre com a falta de treinamento adequado de pilotos e de manutenção. Por outro lado, o país precisa contar com aeronaves para transportar turistas e cargas, pois há regiões de difícil acesso, onde as rodovias não chegam.

O Nepal têm alto índice de mortes por acidentes aéreos. Em janeiro deste ano, um acidente matou 72 pessoas no desfiladeiro próximo à cidade de Pokhara. A tragédia da aviação com mais óbitos registradas no país aconteceu em 1992, quando 167 pessoas morreram próximo ao aeroporto de Katmandu.

Leia também1 Titan afundou em queda livre vertical por 48 seg., diz pesquisa
2 Desafio viral já causou morte de 4 pessoas: "Quebraram pescoço"
3 Emmanuel Macron anuncia envio de mísseis para a Ucrânia
4 Peru tem emergência por casos da Síndrome de Guillain-Barré
5 Entenda por que a Otan teme bombas de fragmentação

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.