Leia também:
X EUA: Donald Trump é alvo de novo processo judicial

Hamas proíbe mulheres solteiras de viajarem sem aval de tutor

Declaração provocou grande rejeição entre as organizações locais de direitos humanos

Thamirys Andrade - 16/02/2021 21h15

mulheres muçulmanas caminham na rua
Restrição afeta também homens com menos de 18 anos Foto: Mostafa Meraji | Unsplash

O Conselho Supremo do Poder Judiciário, afiliado ao movimento islâmico Hamas, decretou que as mulheres solteiras e homens menores de idade de Gaza não poderão viajar sem permissão prévia de um tutor homem, denunciaram ONGs locais nesta terça-feira (16).

– Uma mulher solteira, seja virgem ou não, não deve viajar sem a permissão do seu tutor, e o seu tutor pode impedi-la de viajar se houver dano puro ou se houver um processo judicial entre eles que exija uma proibição de viajar – decidiu o tribunal.

A restrição afeta também os homens com menos de 18 anos, que precisarão da autorização do pai ou do avô. A decisão entrou em vigor no domingo (14), após a assinatura do presidente do Conselho Supremo do Poder Judiciário da Sharia (lei islâmica), Hassan al-Jojo.

A declaração “viola a Lei Básica Palesta e as leis aplicáveis que regem o estatuto pessoal”, disse nesta terça-feira Mustafa Ibrahim, da Comissão Independente dos Direitos Humanos em Gaza, à Agência Efe.

O Partido Popular Palestino e a Frente Democrática para a Libertação da Palestina rejeitaram a decisão por violar a Declaração Universal dos Direitos Humanos e se distanciar do diálogo promovido por todos os grupos em reunião ocorrida há uma semana no Cairo.

A declaração provocou uma grande rejeição entre as organizações locais de direitos humanos, e a nível oficial e popular.

Gaza está sob bloqueio israelense desde 2007, quando o Hamas assumiu o controle do território, e a fronteira com o Egito é aberta apenas ocasionalmente, motivo pelo qual os mais de 2 milhões de cidadãos têm poucas chances de obter autorizações para entrar e sair do enclave.

*EFE

Leia também1 Índia: Queda de casos de Covid espanta especialistas
2 África do Sul recebe primeiras doses da Johnson & Johnson
3 Princesa de Dubai diz que é refém e teme pela própria vida
4 OMS alerta seis países da África sobre novos surtos de ebola
5 Chanceler do Peru renuncia após 'furar' fila de vacinação

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.