Leia também:
X Afegãos são flagrados se pendurando em avião durante decolagem

Hamas parabeniza talibãs por “vitória” no Afeganistão

Movimento islâmico palestino desejou "sucesso ao povo afegão muçulmano"

Pleno.News - 16/08/2021 12h34 | atualizado em 16/08/2021 12h45

Talibã tomou controle de Cabul neste domingo Foto: EFE/EPA/STRINGER

O movimento islâmico palestino Hamas, que governa a Faixa de Gaza, parabenizou nesta segunda-feira (16) os talibãs por terem tomado o controle de Cabul e grande parte do Afeganistão, o que considerou uma “vitória” contra os Estados Unidos após décadas de guerra.

Em comunicado, o Hamas “parabeniza o movimento talibã e a sua corajosa liderança por esta vitória, que foi a conclusão da sua longa jihad [guerra santa] nos últimos vinte anos” e deseja “sucesso ao povo afegão muçulmano e à sua liderança na obtenção da unidade, da estabilidade e da prosperidade para o Afeganistão”, sublinhando que “a vitória vem apenas de Deus”.

A organização palestina, que controla Gaza desde 2007, não se associou historicamente a grupos como o talibã, que entrou em Cabul no domingo (15), sem resistência e com quase todas as províncias do Afeganistão sob o seu controle.

O mulá Abdul Ghani Baradar, chefe do gabinete político dos talibãs no Catar, declarou nesta segunda-feira o fim da guerra e a sua vitória, um feito inesperadamente rápido que, no domingo, também culminou na fuga do presidente afegão, Ashraf Ghani.

No primeiro dia do Afeganistão sob controle talibã desde a invasão americana em 2001, Baradar se referiu ao fato como “o momento da prova”, e Cabul amanheceu em mãos insurgentes patrulhando as ruas e controlando a circulação de pessoas.

O colapso do país ocorreu poucas semanas após as forças dos EUA e da Otan terem iniciado a fase final da retirada em maio, entregando todas as bases militares ao então ativo exército afegão.

*EFE

Leia também1 Afegãos são flagrados se pendurando em avião durante decolagem
2 Há 40 dias, Biden não dava como certa a volta do Talibã ao poder
3 Vídeo: Pessoas caem de avião dos EUA que deixava o Afeganistão
4 Trump pede renúncia de Biden após Talibã retomar Afeganistão
5 Países retiram diplomatas do Afeganistão após volta do Talibã

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.