Hamas liberta 6º e último refém vivo da 1ª fase do cessar-fogo
Ao todo, 25 reféns foram liberados na primeira fase
Pleno.News - 22/02/2025 12h30 | atualizado em 25/02/2025 16h36

O exército israelense anunciou que o sexto e último refém foi liberto pelo grupo terrorista Hamas na mais recente troca realizada neste sábado (22) e que ele já chegou de volta a Israel. Os seis reféns libertados são os últimos vivos a serem soltos sob a primeira fase do acordo de cessar-fogo em Gaza.
O refém não foi imediatamente identificado, mas espera-se que seja Hisham Al-Sayed, de 36 anos, um beduíno israelense com histórico de doença mental. Ele entrou sozinho em Gaza em 2015 e estava detido desde então.
Os cinco primeiros reféns foram libertos neste sábado em cerimônias encenadas. O último foi liberto separadamente, sem cerimônia. Ao todo, 25 reféns israelenses foram libertados na primeira fase do cessar-fogo.
Os cinco incluíam três homens israelenses que foram sequestrados enquanto participavam do festival de música Nova, além de outro refém que foi capturado enquanto visitava sua família no sul de Israel, quando militantes atravessaram a fronteira em 7 de outubro de 2023.
Na cidade central de Nuseirat, Omer Wenkert, Omer Shem Tov e Eliya Cohen foram colocados ao lado de combatentes em um palco. Shem Tov, sorridente, chegou a beijar um militante na cabeça e mandar beijos para a multidão. Eles foram então colocados em veículos da Cruz Vermelha e levados para as tropas israelenses.
Ao assistir à libertação, a família e os amigos de Cohen, em Israel, entoaram “Eliya! Eliya! Eliya!” e vibraram ao vê-lo pela primeira vez. A avó de Shem Tov gritou de alegria: “Omer, minha alegria! Minha vida!”.
PRÓXIMA FASE DO CESSAR-FOGO
O acordo de cessar-fogo suspendeu temporariamente a guerra, mas está chegando ao fim de sua primeira fase. As negociações para uma segunda fase, na qual o grupo terrorista Hamas libertaria dezenas de reféns em troca de um cessar-fogo duradouro e da retirada israelense, devem ser ainda mais complicadas.
Ainda neste sábado (22), Israel deve libertar 620 palestinos presos. Desses, 151 cumpriam penas de prisão perpétua ou outras sentenças, sendo que cerca de 100 serão deportados para outros países, de acordo com o escritório de mídia dos prisioneiros palestinos.
Os libertados incluem 445 homens, 18 adolescentes entre 15 e 17 anos, cinco jovens entre 18 e 19 anos e uma mulher, todos capturados por tropas israelenses em Gaza durante a guerra, segundo o escritório de mídia.
O Hamas afirmou que também entregará mais quatro corpos na próxima semana, completando a primeira fase do cessar-fogo. Se isso for concretizado, o Hamas ainda manteria cerca de 60 reféns, dos quais cerca da metade ainda estaria viva.
O Hamas declarou que não libertará os reféns restantes sem um cessar-fogo permanente e a retirada total de Israel. Netanyahu, com total apoio da administração Trump, afirma estar comprometido em destruir as capacidades militares e governamentais do Hamas e em trazer todos os reféns de volta.
*AE
Leia também1 Novo corpo entregue pelo Hamas é de Shiri Bibas, confirma família
2 Israel: Hamas matou os irmãos Bibas "com as próprias mãos"
3 Enviado dos EUA exige libertação dos reféns do Hamas: Aniquilação
4 Perseguição! Grupos anticristãos incendeiam igreja na Índia
5 EUA: Aviões se chocam no ar, e acidente aéreo deixa dois mortos